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Confusão marca 1º dia de prova do Enen

Textos longos e informações parecidas marcam 1º dia do Enem.

Aqui em Limoeiro várias escolas tiveram seu espaço físico cedido para que as provas do ENEN fossem realizadas. Alguns candidatos acharam as provas confusas e reclamaram de não ter o relógio para se basear e com isso ficavam preocupados em saber se faltava muito para acabar o tempo da prova. Amanhã (Domingo 07) terá o restante das provas. Veja no texto abaixo o que foi publicado pelo JC Online e tenha mais informações.

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JC Online

Para alguns dos mais de 228 mil inscritos, em Pernambuco, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a maioria das 45 questões envolvendo a área temática das Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Matemática, Física, Química e Biologia) foi o grande empecilho neste primeiro e tranquilo dia de provas, que estão sendo realizadas em todo o país.

"Acabei um pouco depois das 14h, hora que permitiam a saída, mas a segunda parte da prova foi muito difícil", afirma Gilsa Figueiredo, estudante que está tentando uma vaga no curso de Secretaria Executivo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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As 45 questões envolvendo, especialmente, temas históricos e geográficos, se destacou pela atenção dada a temáticas ético-filosóficas, sociológicas e trazendo questões da Ciência Política de forma bem articulado com atualidade. Não faltaram menções e registros de textos de grande estudiosos, trabalhados bem mais no ensino universitário que no ensino médio: Bertold Brecht, Milton Santos e Michel Foucault.

Outro ponto notado foi o diálogo e intertexto envolvendo Cultura e Sociologia, levantando debates atuais e contemporâneos. Caporeira se envolveu com a escravidão; a Sodomia se articulou com a luta contra o preconceito e pela diversidade encampada pela militância LGBTTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros); e a crítica mordaz e bem humorada do sambista Zé Ketti à passividade de setores populares.

Meios de Comunicação e valores democráticos sobre a liberdade de expressão também foram trazidos pelas questões. Os textos das questões mais longas se concentraram na parte de História, envolvendo o Brasil Colônia e o Período Regencial.

Alguns candidatos tiveram dificuldades na questão sobre que tipo de patrimônio histórico da região de Canudos, na Bahia, foi contemplada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As opções de respostas eram muito próximas: por conta dos seus objetos aquerológicos; por conta do seu material museológico; devido aos núcleos etnográficos; ou pela representação das expressões daquela sociedade;

CIÊNCIAS DA NATUREZA - Muitas foram as páginas que comportaram apenas duas questões, longas, envoltas de textos, fórmulas e que inevitavelmete não foi dada a devida atenção por alguns estudantes, que já chegaram nesta etapa da prova exaustos com tanta leitura de dados.
A Física Óptica, as reações Químicas (lixiviação, eletrólise),a Ecologia e as questões de Saúde de Biologia dominaram quase toda esse eixo. Não faltaram referências às matrizes energéticas, à eficiência ambiental e a relações do cotidiano.

Algumas questões foram bastante fáceis, segundo alguns estudantes. A questão sobre as etapas do beneficiamento da cana-de-açúcar possuia a resposta implícita no texto (algo recorrente em parte considerável das questões desse primeiro dia de prova). A questão sobre os biomas vegetais também não apresentou dificuldades, bastava situar a Mata das Araucárias, Cerrado, Cocais e Caantiga às informações chaves contidas nos excertos.

O destaque ficou para a questão que trouxe um texto dos índios Ticunas sobre "Os vôos das folhas", envolvendo-se com o o processo de formação do húmus. E a relação desses dois eixos temáticos, resumido na questão sobre o lixão (na primeira parte da prova) e na questão sobre aterros sanitários, já nesta parte do exame.

GRÁFICOS - Enquanto que cerca de 10% da prova de Ciências Humanas possuiam algum tipo de grafismo, praticamente metade das questões de Ciências da Natureza apresentaram algum gráfico, tabela, ou outros tipos de infográficos. No entanto tais recursos apresentaram caráter pouco inovador e não foram mais a fundo no que se refere ao desenvolvimento atual do design interativo mais articulado com outras linguagens.

As questões no geral foram extremamente bem elaboradas mas os grafismos não conseguiram sair de uma posição profundamente secundária e meramente ilustrativa. Mereceria ser melhor contextualizado com a nova geração cibernética que participa do Exame, envolta de animações multimídias e transmidiáticas.


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