Header Ads Widget

Acelerando o início do PC




Você sabe porque o seu computador demora preciosos minutos todos os dias para iniciar? Você liga o bicho, vai ao banheiro, toma um café, lê um jornal, volta e ele ainda está terminando de carregar aquele monte de tralhas que você tem instalado. Não adianta, enquanto a luz vermelha de processamento na CPU não parar de piscar, você será refém da lentidão.

O comando msconfig quando executado no Windows mostra uma lista dos processos que são iniciados juntos com o sistema operacional, basta desmarcar alguns inúteis para diminuir o tempo de inicialização.

Caso você seja leigo no assunto (ou precise de dicas para atender usuários leigos) uma boa opção de diagnóstico e otimização do arranque do sistema é o Soluto.

Mesmo ainda em fase beta, o software gratuito faz um diagnóstico completo dos programas que são iniciados juntos com o seu sistema e revela o tempo estimado e quais programas poderiam ser desativados para agilizar esse processo.

Baixe e instale o Soluto;

Logo em seguida, o programa irá pedir para que você reinicie o Windows para que ele possa medir o tempo que o PC gasta para inicializar;

Após reiniciar o Windows, procure no menu de programas e execute novamente o Soluto (caso o programa não abra sozinho na inicialização) e aguarde até que ele abra a sua interface;

Logo de cara ele mostrará o tempo necessário para a inicialização do seu computador e 3 listas de programas que são inicializados no seu sistema;

* A primeira lista em cinza mostra programas que não podem ser retirados do boot, pois são parte do sistema;

* A segunda lista em laranja mostra programas que potencialmente podem ser retirados do boot. A mudança nessa lista é recomendada apenas para usuários avançados que sabem a utilidade de cada processo listado;

* A terceira lista em verde mostra programas que podem ser retirados do boot sem causar nenhum tipo de problema ao sistema.

Ao selecionar um programa da lista, o aplicativo mostra informações sobre o programa como descrição, espaço ocupado em disco e o tempo que seria economizado caso ele fosse retirado do boot.

O Soluto apresenta duas alternativas para o programa selecionado, o modo Pause que retira o programa da lista de programas que devem ser inicializados junto com o sistema e o modo Delay, que faz com que o programa só seja iniciado após o boot completo dos programas essenciais.

Após selecionar os programas que você deseja retirar do boot, basta fechar o Soluto e reiniciar o sistema. Após o reinicio, observe se o tempo de boot diminuiu e abra novamente o programa para um novo cálculo do tempo ou realizar novas mudanças.

Fonte: Blog Plínio Torres

Postar um comentário

0 Comentários