Header Ads Widget

O que é este desktop: Linux, Windows ou MAC


Este é um tema fantástico que mudará completamente o aspecto do seu desktop para ser o mais parecido possível com o sistema Mac OS X da Apple. A instalação é toda efectuada através de um script executável que instalará todos os PPA’s e programas necessários, modificará todas as definições possíveis e ainda lhe indica temas para o Google Chrome e Firefox para uma melhor implementação final.

Também é disponibilizado um outro script para desinstalar todos os programas e dependências do tema, e ficará no final com um desktop limpo e sem qualquer indicação de que o MacBuntu alguma vez lá esteve instalado. Isto é bastante útil para o caso de ser um utilizador que gostem de experimentar coisas diferentes e que não gostem do aspecto final.

Notas Prévias

Tal como referido na introdução,o script fará a instalação de todos os programas sozinho e modificará tudo o que o seu computador necessitar após você aceitar a execução do programa.
Eu testei o programa várias vezes e nunca falhou a instalação nem deu qualquer problema, poderá então estar mais descansado.
De seguida apresentam-se as notas de atenção dos seus criadores:

Atenção, o script modifica o seu script significativamente
Atenção, não é compatível com o Ubuntu Netbook Edition
Tema baseado no GTK Leopard
Ícones baseados no Mac4Lin_Icons_v1.0
Cursores baseados no Mac4Lin_Cursors_v1.0
Fontes e Fundo do Mac OS X
Instala o Compiz Extras, Global Menu, Docky e Ubuntu-Tweak
Tema do Firefox: VFox3_Basic e MacOSX Theme
Tema do ThunderBird: Leopard Mail-Default-Aqua
Tema do Google-Chrome: GTK Leopard Chrome Theme
Configuração para ecrã de login, metacity, compiz, tema de janelas, fundo, cursores, ícones e painel superior


Instalação Lucid Lynx

A instalação deste tema é efectuada em apenas 1 comando no terminal do Ubuntu. Abra a consola (Aplicações→Acessórios→Consola) e insira o seguinte:

wget https://downloads.sourceforge.net/project/macbuntu/macbuntu-10.04/v2.2/Macbuntu-10.04.tar.gz -O /tmp/Macbuntu-10.04.tar.gz && tar xzvf /tmp/Macbuntu-10.04.tar.gz -C /tmp && cd /tmp/Macbuntu-10.04/ && ./install.sh


Instalação Maverick Meerkat

Se já utiliza a mais recente versão do Ubuntu então utilize o seguinte comando:

wget http://downloads.sourceforge.net/project/macbuntu/macbuntu-10.10/v2.3/Macbuntu-10.10.tar.gz -O /tmp/Macbuntu-10.10.tar.gz && tar xzvf /tmp/Macbuntu-10.10.tar.gz -C /tmp && cd /tmp/Macbuntu-10.10/ && ./install.sh

Será necessário introduzir a sua palavra-passe de administrador a dada altura e dar permissão a alguns passos, mas no geral a instalação é rápida.


No final da instalação o Firefox e o Chrome serão abertos automaticamente para instalar os temas necessários.
Este será o aspecto das abas do GoogleChrome/Chromium:


E este será o aspecto final do Firefox:


Gloobus-Preview

O script instala um excelente programa chamado Gloobus-Preview que aumenta bastante a produtividade, basta carregar na tecla Espaço para aceder às funcionalidades deste programa. Pode aprender mais sobre este programa neste artigo.


CoverGloobus

Infelizmente o script não instala nenhuma modificação no CoverGloobus, mas existe um excelente tema para ele com base no aspecto do Mac OS X que fica impecável. Obtenha o ficheiro de instalação neste link e seguindo este artigo instale o tema.


Notify-OSD

Novamente o script não modifica a aparência das Notificações do Ubuntu, no entanto poderá modificar estas definições utilizando o programa descrito neste artigo. Altere o programa com os seguintes valores para uma melhor integração do tema:

Bubble
Vertical Gap: 5px
Horizontal Gap: 5px
Background Colour: Gray
Background Opacity: 75%
Icon Size: 40px
Gauge Size: 6px
Width: 240px
Corner Radius: 37px


Text Title
Margin Size: 10px
Title Size: 100%
Title Weight: Bold
Title Colour: Black


Title Body
Body Size: 100%
Body Weight: Normal
Body Colour: Black
Body Opacity: 70%
Shadow Opacity: 10%


No final o resultado será semelhante à imagem seguinte:


Menu Principal

Caso tenha reparado o Menu Principal do Ubuntu ficou com o ícone da apple, se quiser mudar poderá seguir as instruções deste artigo para um aspecto mais personalizado.


Aspecto Final

Ficam agora algumas imagens com os melhores pormenores deste tema:

Pasta Pessoal

Controlos de Janelas

Menu Principal

Dock


E fica assim concluída a instalação desta modificação para o seu desktop que lhe dará um aspecto gráfico final extremamente agradável.

Não se esqueça que próximo dia 10 de Outubro estará disponível mais um belo tema para o seu computador, e esteja atento ao Ubuntued nos próximos dias pois está reservada uma surpresa para todos os que gostam de um desktop personalizado. Adira ao nosso Serviço de Subscrições para receber todos os artigos na hora e ainda se habilita a ganhar um fantástico leitor Mp3.


Desinstalação

Caso não tenha gostado do aspecto, ou se ele são atingiu as suas expectativas poderá desinstalá-lo com o seguinte comando. No entanto devo avisar que infelizmente ele desinstala TODOS os programas necessários ao tema, poderá ter de re-instalar alguns no final que anteriormente tinha instalado.

cd ~/.macbuntu/10.04-2.2/ && ./uninstall.sh

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Sou usuário d primeira viagem no UBUNTU 10.4 e já me apaixonei. Em casa tenho um desktop que roda, mas eu tenho um note da CCE (Continuo Comprando Errado) e não roda, já tentei varias versões e nada a zica é a placa de vídeo é uma Sis 3 Mirage Graphics Chipset (771/671). Como gosto do ecologicamente correto e pirataria é crime quero partir para uma plataforma Linux. O satux, que vem pré configurado é uma mer@#$%¨&*tem outra plataforma que rode neste note?
    Fica na paz meu velho.

    ResponderExcluir
  2. Que tal testar o Big Linux, ele é baseado no Ubuntu e tem repositórios do DEB. Faça o teste e depois me diga. No blog tem textos sobre ele, basta fazer uma pesquisa.

    ResponderExcluir

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.