Header Ads Widget

Manual de sobrevivência Linux

manual_sobrevivencia_linuxO Manual de Sobrevivência Linux é um guia gratuito voltado para a parte técnica, indicado para usuário intermediários tentando para avançados. O objetivo do livro é de auxiliar o usuário de forma rápida e prática, ou seja, um Handbook.

Este manual encontra-se dividido em três partes, para melhor entendimento do mesmo:

Capítulo 1. Dicas e Princípios Básicos do Linux – Essa primeira parte consiste em uma introdução (Conceitos básicos) do que o usuário precisa saber para seguir em frente na leitura do livro. Caso seja leigo, é imprescindível que passe pelos “Conceitos básicos”. Também são abordadas algumas “dicas básicas” muito úteis que lhe ajudará no dia a dia para convivência com o Linux.

Capítulo 2. Comandos do Terminal – Para que possamos utilizar com maior facilidade o terminal de comandos do Linux (shell), saber os nomes dos comandos – às vezes, antes de saber o que eles executam – é de extrema necessidade. Também como abordagem, coloquei em prática as noções básicas descritas no Capítulo 1 deste manual. Complementando este capítulo, no final estão organizados os comandos específicos correspondentes a cada distribuição. É uma forma mais fácil de encontrar o comando que deseja, caso o mesmo só pertença a sua distribuição.

Capítulo 3. Dicas Avançadas – Essa parte é sem dúvida a “salvação” de muitos que utilizam o Linux e querem tirar o máximo de proveito do programa mas não sabem como. Aqui abordaremos assuntos importantes sobre como compilar programas
no Linux, como obter uma proteção para sua rede, compartilhar a internet com segurança, checar dispositivos(HD, CD-ROM, Disquete, etc), aprender a utilizar vários comandos em conjunto, e mais.

Escrito por pliniotorres

Download Manual de Sobrevivência Linux (PDF)

Postar um comentário

0 Comentários