Header Ads Widget

0 Mané Gostoso inspira pesquisa no Pontinho de Cultura Galpão das Artes


Em época de industrialização, artesão limoeirense se dedica à produção de objetos populares

As expressões artísticas produzidas na cidade de Limoeiro, no Agreste Setentrional pernambucano, encontram espaço garantido no Galpão das Artes, espaço criado em dezembro de 2000 e que recebeu, há pouco mais de seis meses, o título de ‘‘pontinho de cultura'', atribuído pela Secretaria da Cidadania Cultural, do Minc (Ministério da Cultura). Recentemente, o espaço cultural desenvolveu uma pesquisa sobre a cultura na infância, especificando a presença do brinquedo popular ‘‘Mané Gostoso'' no município.

A identificação com o brinquedo popular acabou transformando o ‘‘Mané Gostoso'' no símbolo oficial do Galpão das Artes. "A iniciativa justifica-se devido o foco ser a ludicidade como pilar principal da instituição cultural que une-se ao artesão Jorge Raimundo, único em Limoeiro que confecciona o brinquedo", explica o produtor cultural Fábio André. Para apresentar o resultado da pesquisa e outras atividades desenvolvidas, o Galpão promove, nesta terça-feira (20), um evento que vai reunir centenas de pessoas de Limoeiro e outras cidades da região.

VANGUARDA marcará presença no evento, com um estande onde serão distribuídos exemplares do periódico entre os participantes. Na ocasião, o jornalista Fernandino Neto, que representará o jornal, também vai expor, em primeira mão, um banner com a capa de seu livro "Prazer em Conhecer: biografia da premiada atriz pernambucana Prazeres Barbosa", que será lançado em setembro nas cidades de Caruaru, Arcoverde, Garanhuns, Limoeiro e Recife, num circuito promovido pelo Sesc Pernambuco.

A programação desenvolvida pelo Galpão das Artes conta com apoio do Sesc Ler Surubim e terá atividades pela manhã, a partir das 9h30, e à noite, começando às 19h30. Haverá exposição, contação de história e exibição de uma reportagem produzida pela TV Globo Nordeste, veiculada em 5 de junho. A iniciativa é também uma oportunidade para crianças carentes, que encontram, através da arte, alegria e esperança. O Galpão das Artes atende 25 crianças que, através do brinquedo simples e colorido, mantém contato com o teatro, a literatura e o cinema.

Uma vez por semana, os pequenos comparecem ao local para brincar e aprender. Em uma das salas, o artesão Jorge Raimundo produz os bonecos que simbolizam o local: o ‘‘Mané Gostoso''. "Eu entristeço porque as crianças de hoje em dia não tem a alegria que nós tínhamos. O pião, o carrinho de lata, que quebrava e a gente ajeitava. Hoje, o brinquedo industrializado quebra. O cara já compra outro. Com o ‘Mané Gostoso', a própria criança pode usar a imaginação e consertar novamente", explica o artesão.


Postar um comentário

2 Comentários

  1. admiro muito esse artesão por uma época de industralização ele conseguir resgatar um cultura quase esquecida e fico muito mais emocionada por ele ser meu pai e por me passar tudo isso.

    ResponderExcluir
  2. Isabella, parabéns por ter um pai maravilhoso e se esforçar em aprender esta arte tão maravilhosa. Nos orgulhamos em saber que seu pai é pernambucano. Agradeço sua visita e volte sempre.

    ResponderExcluir

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.