Header Ads Widget

AMD fará parte da Familia Mac da Apple

O AppleInsider afirma que futuros Macs poderão receber processadores da AMD, alegando que a Apple está em “discussões avançadas” sobre o assunto com a fabricante. Atualmente, ambas são parceiras no fornecimento de placas de vídeo avançadas para iMacs e Macs Pro (afinal de contas, a AMD também é dona da ATI), mas o objetivo desse novo acordo seria facilitar a obtenção de chips para uso em computadores da Maçã.

AMD e Intel

Tal iniciativa seria justificada pelas atuais dificuldades da Intel ao fornecer os atuais processadores Core i5 e i7 numa quantidade suficiente para a Apple, que deverá suprir uma forte demanda por novos MacBooks Pro nos próximos meses. Na linha da AMD, existem processadores para uma variedade enorme de computadores e dispositivos, mas o rumor sugere que apenas os modelos mais avançados para notebooks e workstations em geral seriam considerados pela Apple.

Com relação à construção de soluções de SoC (em inglês, System-on-a-Chip), a AMD possui uma vantagem técnica sobre a Intel, devido à experiência em hardware gráfico que ela possui dos veteranos da ATI — não é à toa que as configurações de GPUs que ela vende para a Apple apenas despertam interesse de usuários no mercado profissional. Considerando que os atuais MacBooks Pro usam uma solução gráfica integrada aos próprios processadores, migrar para a AMD representaria um avanço técnico ao unir maior poder computacional e gráfico em um produto que pode consumir menos energia.

Ao contrário do que aconteceu há quase cinco anos com a migração para PowerPC, não existe a possibilidade de uma potencial transição da Intel para AMD exigir muito de desenvolvedores. Porém, o AppleInsider afirma que a Apple já está trabalhando com chips cedidos pela empresa em seus laboratórios, tentando concluir se a migração pode ser vantajosa ou não.

Fonte: MacMagazine (http://macmagazine.uol.com.br/)

Postar um comentário

0 Comentários