
Toda vez que desejamos instalar um novo sistema operacional é preciso gastar um cd ou dvd para gravar a imagem do sistema em um disco para realizarmos o boot.Se você possui um pendrive de pelo menos 4GB para sistemas maiores como o Windows 7, Vista ou de 2GB para menores como o Windows XP, distribuições Linux e um computador que aceita boot através de periféricos USB, fica fácil transformá-lo em sistema de boot e economizar um cd ou dvd que normalmente seria utilizado apenas uma vez.
Não se esqueça de que na maioria dos casos, o pendrive precisará ser formatado para a criação do sistema bootável, por isso, salve quaisquer dados armazenados no pendrive antes de usá-lo como disco de boot.
Windows 7
A Microsoft em toda a sua infinita bondade e compaixão com os usuários criou o aplicativo Windows 7 USB/DVD Download Tool que transforma uma ISO de seu novo sistema operacional em um USB bootável, facilitando a instalação do mesmo sem a necessidade de se queimar um dvd. Basta instalar o programa, indicar o arquivo ISO no sistema e deixá-lo fazer o resto.
Outras versões do Windows
Para outras versões do Windows recomendo o aplicativo WinFlash para a criação do sistema bootável em seu pendrive.
O aplicativo WinFlash é versátil e possibilita transferir toda a instalação do seu Windows já rodando para um pendrive, permitindo que você carregue todo o sistema já instalado, além de criar discos de emergência e discos de boot, é claro.
A parte chata do Winflash é que ele não trabalha com imagens ISO, ou seja, para criar um pendrive bootável você deve indicar como fonte o cd de instalação do sistema no drive ou emular uma ISO em um drive virtual usando, por exemplo, o Daemon Tools, um procedimento rápido e simples de se fazer. O aplicativo possui opção para o português, basta abrir o menu e escolher a liguagem de sua preferência.
Linux
Além de toda mobilidade oferecida pelos sistemas bootáveis via USB, no Linux ainda temos a vantagem de criar versões live no pendrive, que nos permitem utilizar o Linux em qualquer micro sem necessidade de qualquer tipo de instalação física, apenas plugando o pendrive na máquina.
Algumas distribuições Linux como o Fedora possuem o seu próprio programa de criação de discos bootáveis como o Fedora USB Creator ou o Ubuntu Creator. A desvantagem ou vantagem neste caso é que o aplicativo Fedora permite criar sistemas bootáveis no Windows e o aplicativo Ubuntu roda somente no próprio Ubuntu.
Outra opção que permite criar usbs bootáveis a partir de qualquer distribuição Linux é o aplicativo Unetbootin, que pode criar discos tanto através do Linux, quanto do Windows, basta fazer o download da versão desejada.
Rode o programa, escolha qual distribuição Linux deseja criar um boot, indique a ISO ou o cd de instalação da mesma e aproveite a viagem.
By plínio Torres
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.