Header Ads Widget

Instalando o Virtual Box no Linux


Usar um sistema operacional dentro de uma maquina virtual pode ser desde uma necessidade até um “capricho”, mostrando para seus amigos que voce é capaz de instalar o Windows, por exemplo, dentro de uma janela do linux; até mesmo uma real necessidade corporativa utilizando dois sistemas operacionais ao mesmo tempo.

Este tutorial te ajudará nos primeiros passos usando o VirtualBox como maquina virtual. Para instalação é muito simples, primeiramente voce deve fazer o download na pagina de downloads do virtual box.


Depois instale com o comando:

 # dpkg -i virtualbox-2xxx-xx-xx-xx.deb

Ou mesmo adicionar ao seu arquivo /etc/apt/sources.list a seguinte entrada

Depois disto instale pelo terminal

 # apt-get install virtualbox-2.2


Para os usários do Epidemic GNU\Linux tudo isto bem é mais fácil, basta procurar o Easy Channel no centro de controle, selecionar a instalação do VirtualBox e aguardar que tudo será feito automaticamente.
Easy Channel

Após sua instalação, o VirtualBox tem uma interface gráfica bastante intuitiva e simples.

Virtual Box

O primeiro passo é clicar em novo. O assistente guiará você sobre os detalhes da criação do arquivo. O primeiro passo é criar o nome da sua maquina virtual escolher logo abaixo o tipo de sistema operacional

Virtual Box

O próximo passo é escolher a quantidade de memória e o tamanho do disco virtual.

Sobre a quantidade de memoria ram da maquina virtual não se esqueça de que ela reservará da memória do seu computador então gerencie com moderação; por exemplo, se voce tem 1GB de memória recomendo que reserve no máximo 384 MB para memória virtual, se reservar mais que isso lembre-se de que ficará sem memória em seu sistema principal. Portanto só faça isso se souber realmente o que está fazendo.

Quanto ao disco virtual é um arquivo que será compreendido pela maquina virtual como o HD, em outras palavras, se você criar um arquivo de 20GB, por exemplo, o Windows (se for o caso) entenderá que foi instalado em um HD (ou partição) de 20GB. A regra é a mesma da memória ram, ele usará um espaço do seu HD, portanto gerencie com moderação.

Virtual Box

Pronto sua maquina virtual foi criada. Para todos os efeitos de agora em diante ela irá se comportar como se fosse um computador, aliás é um computador, só que virtual. Virtualizado dentro do seu sistema operacional que chamaremos de hospedeiro.

O VirtualBox voltará para a tela inicial, só que agora com a opção de iniciar a maquina virtual que acabamos de criar.

Virtual Box

O proximo passo é habilitar o driver de CD-Rom, placa de rede, placa de som além de outras configurações, como alterar o nome ou a quantidade de memória ram dedicada a maquina virtual.

Virtual Box
Chegando a este ponto é só escolher qual maquina virtual voce deseja, clicar em INICIAR e fazer tudo normalmente como se estivesse em um computador comum. Quando voce clica com o mouse dentro da janela do VirtualBox ele captura o mouse e o teclado. É possível alterar, mas a tecla default (padrão) para sair de dentro da maquina virtual é o Ctrl direito

Postar um comentário

0 Comentários