Header Ads Widget

Faça um Dual Boot WINDOWS e LINUX

Preparando a formatação do HD

Caso você tenha o Windows instalado, recomendo fazer um backup dos dados, pois formataremos todas as partições do HD, para ser mais claro o processo.

Primeiramente você precisará obter o Big Linux 4.1, pois é com ele que faremos o particionamento (o Gparted vem incluído no CD). Para baixar, acesse sua página de downloads. Ele cabe em uma mídia de CD, e por ser Live-CD, você pode utilizá-lo antes de instalar, caso queira testá-lo.

Depois de ter o cd em mãos, coloque o cd do Big Linux 4.1 no computador e "boote" com ele. Mas como assim? Você precisa configurar na BIOS para "bootar" pelo CD. É quase impossível eu dar um passo-a-passo de como modificar a sequência de boot na BIOS, pois as configurações de cada BIOS são diferentes, mas como no último artigo pediram, vai uma breve explicação.

Ao ligar o computador (com o CD já dentro) e ele não iniciar pelo CD, tecle "DEL", "F2" ou "F12" antes de iniciar o sistema. Isso depende de cada computador (normalmente ele diz qual é a tecla naquela tela inicial que aparece como um "flash"). A interface de configuração da BIOS assemelha-se a essa:
Interface da BIOS
No caso da BIOS da minha VMware, a configuração da sequência de boot é bem simples e fica em "BOOT".
Bios: sequência de boot
Depois de configurado para bootar com o CD em primeiro lugar, salve e saia das configurações da BIOS. Ele bootará com o cd do Big Linux e aparecerá a tela de boas vindas. Escolha a "Opção Padrão" e tecle enter.
Big Linux: boot padrão
Ele carregará o sistema a partir do CD. Caso você tenha uma placa de vídeo off-board, ele pedirá para escolher o driver para a sua placa. O Big Linux suporta tanto placas da Nvidia quanto da ATI.

Após carregar, ele lhe dará a opção de escolher um tema e iniciar o Big Linux pelo CD (caso você queira testar e ver como é a distro) ou instalar o Big Linux. Escolheremos a opção "Instalar o Big Linux no HD" para poder particionar o disco.
Big Linux: instalar no HD

Ao escolher a opção "Instalar o Big Linux no HD", você será direcionado a um menu, e ele poderá mostrar uma tela dizendo que não há partição, caso não haja partição no seu HD. Apenas ignore-a, pois vamos criá-la agora. No caso do HD ser novo e não ter partições, na próxima tela aparecerá apenas o menu pedindo para particionar. Caso antes houvesse algo no HD, haverá várias opções no menu. De qualquer forma, escolha a opção "Particionar o HD". Ele abrirá o GParted, um particionador muito bom, na minha opinião.

O Gparted é bem simples de utilizar. Veja abaixo a interface dele e o que utilizaremos:
Linux: Gparted
1. Qual disco será particionado.
2. A atual situação das partições do seu HD, mostrado graficamente.
3. A atual situação das partições do seu HD, com detalhes.
4. Criar nova partição.

Clique na partição que você quer modificar e delete-a. No caso de você não querer perder os dados de certa partição (partição de dados, por exemplo), é só não mexer nela. Se o HD for novo (como no meu caso), clique no "Espaço não alocado" e clique em "Novo" para criar uma nova partição (pode ser que mostre uma tela de aviso, pois o HD é novo, apenas confirme). Não abordarei muito a questão de particionamento, por isso vamos voltar à nossa questão.

No exemplo, criaremos 4 partições. Como tenho 10GB para usar, criarei o seguinte layout, mas você pode adaptar como quiser com o seu HD:

Uma para o Linux: ext3 (2,93GB - Partição Primária) - esta precisa ser a primeira partição a ser criada.

Uma para swap (memória virtual do Linux): swap (509,88MB - Partição Primária) - para computadores com menos de 1GB de RAM. Recomenda-se a Swap ser sempre maior ou equivalente a RAM.

Uma para o Windows: ntfs (3,91GB - Partição Primária).

Uma para dados: ntfs (2,67GB - Partição Lógica) - primeiro crie uma Partição Estendida e depois crie a Lógica dentro da estendida.

OBS: Partições Linux não são enxergadas pelo Windows, mas o Linux enxerga as do Windows, por isso a partição de dados ser NTFS.

Quando você clica em Novo, aparece uma tela como a abaixo, que estou criando uma lógica ntfs, para os dados.
Linux: Particionando o disco no GParted
Ao finalizar esse processo você terá uma tela parecida com essa:
Linux: Grub - lista de partições
Clique em:

Editar > Aplicar alterações

para salvar as partições que você criou. Feche. Aparecerá novamente o menu. Procure o item "Sair do Programa", pois o Windows deve ser instalado primeiramente. Aparecerá a tela do Big Linux. Clique em Shutdown para desligar o Computador.
Para instalar o Windows é muito simples, pois ele se instala praticamente sozinho, por isso não abordarei os detalhes da instalação.

Instalando o Windows XP

Para instalar o Windows é muito simples, pois ele se instala praticamente sozinho, por isso não abordarei os detalhes da instalação.
Ligue o computador, retire o CD do Big Linux (se ainda estiver dentro) e coloque o do Windows XP. Ele dará o boot no CD, pois configuramos a BIOS anteriormente.

Siga o que pede até chegar à tela a seguir:
Instalando Windows XP
Veja que existem duas partições NTFS. Uma delas é a Primária e a outra é a Lógica. O Windows será instalado na Primária. No meu caso ele reconheceu como a principal e atribui a letra C. Certamente isso acontecerá com você também. Escolha a partição para instalar e tecle Enter.

Em seguida ele pedirá como você quer formatar a partição. Como já formatamos essa partição em NTFS no Gparted, você pode escolher a opção "Não alterar o sistema de arquivos atual", mas eu recomendo escolher a opção para formatar em NTFS (de preferência a que não está escrito "rápido"). Eu escolhi para não formatar novamente.

Após formatar (se você escolheu formatar), ele começará instalar. A partir daqui não tem mistério. É só o básico avançar, avançar do Windows.

Depois de instalar, tire o CD Windows, coloque o do Linux e reinicie a máquina.

Instalando o BIG Linux

Agora você pode instalar o Big Linux ou a distro que preferir. Verifique se o CD do Linux já está no computador, ligue e faça dar o boot pelo CD do Linux.

Ele fará todo aquele processo, novamente. Quando chegar à tela em que pede para você escolher o tema, escolha novamente "Instalar no HD".

No menu de instalação do Big Linux, escolha "Configurar Instalação".
Big Linux: Configurar instalação
Ele lhe mostrará apenas uma partição para instalar o Linux, pois criamos apenas uma. Então não tem erro. Na próxima tela escolha "Sim: formatar a partição para fazer uma instalação limpa". Em sistema de arquivos escolha ext3.

Quando ele perguntar se você deseja usar a pasta /home em partição separada escolha não. Apesar de ser preferível escolher uma partição separada, você não precisará, pois criamos uma partição de Dados e a partição do Linux não será usada para colocar Dados. A não ser que você queira ou precise criar uma outra partição para isso. Dê uma pesquisada caso se interesse.

Na próxima tela ele lhe dá a opção de escolher os programas para serem instalados. Caso queira instalar completo, escolha "Sim". Depois de colocar nome e usuário, ele lhe pedirá para colocar uma senha para esse usuário. A próxima senha que ele pedirá é senha do Administrador (root). Escolha bem e guarde essa senha, pois será solicitada sempre que você quiser fazer alguma mudança no sistema. O usuário root é o usuário que tem acesso completo ao sistema, então, cuidado. Escolha um hostname, que será o "nome da máquina".

Na próxima tela ele pedirá para escolher entre o Grub ou o Lilo. Eu prefiro o Grub. Para mais informações acesse:

Depois escolha a MBR para ser instalado o GRUB e pronto. Está configurada a instalação.

Agora você voltará ao menu. Para começar a instalar, escolha a opção "Iniciar a Instalação".

Ele lhe dará um resumo das configurações que você fez. Verifique se está tudo correto e clique em "Próximo". Caso não esteja, clique em "Anterior" e refaça a configuração.

Após clicar em "Próximo" ele iniciará a instalação.

Quando acabar a instalação escolha "Reiniciar imediatamente". Retire o CD do Linux. Assim quando ele iniciar, iniciará do HD e aparecerá a tela do GRUB (caso você tenha optado por ele) para você escolher qual sistema você quer utilizar. Escolha o Linux (e tecle enter) para fazermos alguns ajustes.
Boot do Linux
Logo que iniciar o Big Linux ele pedirá para fazer uma pequena configuração. É bem simples e é só seguir os passos. Recomendo instalar os extras da última parte, mas demorará um pouco, dependendo da sua conexão com a internet.

Você pode mudar como o Grub se comportará. Por padrão ele fica configurado para o Big Linux ser o boot principal e espera por 5 segundos até entrar no sistema, esperando alguma intervenção do usuário. Dê uma lida neste artigo para mais informações e mudar o padrão: Configuração do GRUB.

Conclusão

O Big Linux vem com muitos programas pré-instalados. Vem inclusive com o compiz instalado (para efeitos de Desktop 3D). Ele utiliza os repositórios do Ubuntu, então você não terá muitos problemas caso queira instalar um novo programa. Explore esse sistema e você verá o que ele tem para lhe oferecer.

Se você seguir esses passos não terá problemas. Você pode se basear nesse artigo também para instalar outras distribuições, ou até mais sistemas operacionais, ao invés de apenas dois.

Caso você queira instalar o Windows depois do Linux, recomendo a leitura deste artigo: Dual-boot: instalando o Windows depois do Linux

Caso você tenha um outro HD livre para instalar o Linux, não é necessário mexer no do Windows. Instale o Linux normalmente no outro HD, mude a seqüência de Boot para iniciar no HD do Linux e ele reconhecerá tudo normalmente.
Fonte: Viva o Linux

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Excelente blog, o passo a passo usando o gparted é muito didatico o unico problema é que é quase impossivel le-lo, o texto não tem contraste. ou é meu PC.
    Corrigindo esse problema, parabens

    ResponderExcluir
  2. Cara, este tutorial é bem simples e explica direitinho como fazer. Aqui abriu normal e bem nitido as imagens. Agradeço pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.