Header Ads Widget

Como preparar o seu Peru...


Depois de ter colocado as receitas de peru recheado, pensei que poderia existir dúvidas em relação à sua preparação. Assim resolvi colocar aqui os passos a dar para que o seu peru seja preparado sem grandes complicações e sim ser o rei da festa.


Afaste as coxas do peru e retire-lhe o excesso de pescoço e as miudezas.Num alguidar, coloque-o em água fria temperada com sal, laranja e limão abertos ao meio, louro, vinho branco, um pau de canela, cravinho e tomilho. Deixe-o a marinar, por cerca de 48 horas.




No dia, escorra-o e lave-o em água fria, corrente, por dentro e por fora. Em seguida enxugue-o muito bem com um papel absorvente. Retire-lhe o excesso de gordura.Esfregue as coxas ao peru para a pele ficar mais flexível e macia. Segure-as e retire-lhes o excesso de pele entre estas e o peito, para evitar a separação da pele enquanto o peru assa.

Corte as pontas às assas da ave e reserve a carne para o recheio, se for uma das partes que gosta de comer, pode deixá-las ficar. Se desejar, o osso do peito ou do desejo, pode ser retirado antes de assar a ave, para depois lhe trinchar mais facilmente o peito. Neste caso, empurre-lhe o pescoço e apalpe-o ao longo do peito até localizar o osso. Com uma faca estreita e afiada, corte-lhe a carne toda à sua volta. Coloque os dedos em redor do osso, puxe e retire-o.


Recheie o peru, com o recheio da receita que escolheu.
Ate o peru, fazendo passar um fio de cozinha por debaixo e cruzando-o por cima.



Passe o fio por debaixo das pernas, fazendo uma cruz.




Puxe o fio, novamente em cruz à volta das pernas e puxe-o para trás do peito.

Volte o peru ao contrario e puxe o fio, fazendo cada ponta, atar as perninhas das assas


Puxe o fio e ate-o firmemente por debaixo do pescoço.





Forre o tabuleiro com papel de alumínio, para facilitar a sua limpeza. Coloque nele 4 chávenas de cebola picada para dar mais sabor ao suco que o peru larga e que vai formar o molho. Pode, se desejar, acrescentar aipo e cenoura picada, ou qualquer combinação dos seus vegetais preferidos. Por cima, coloque o peru, tempere-o com sal e pimenta e pincele-o com uma mistura de manteiga derretida com salsa e alho.


Leve-o a assar a forno médio.De vez em quando, vá regando o peru com a manteiga ou com a própria gordura, para não secar. No início da última hora do tempo recomendado para o assar, verifique o peru. Se estiver a ficar muito corado, cubra-o com uma folha de papel de alumínio para lhe proteger o peito.Para saber se o peru está assado pique-lhe a coxa com um garfo, se o líquido que sair for claro, o peru está assado.
Tempo de assadura: 30 minutos para cada 0,5 kg de carne. Quando pronto, retire o peru do forno e faça-lhe um pequeno corte entre as coxas e a costela, para que este largue o suco. Retire-lhe os fios. Deixe-o arrefecer cerca de 20 minutos antes de o trinchar.
E bom apetite....
Fonte: Sabor Maria

Postar um comentário

0 Comentários