Header Ads Widget

Nova Lei Anti-Fumo...ou Pequenos Detalhes que já Foram Ditos Antes...


Por Lucas Renan

'

Já faz muito tempo que o hábito de fumar cigarros vem dominando milhares de pessoas em torno do mundo, a indústria tabagista utilizou as melhores formas para conquistar pessoas entre os anos 50 e 90, onde teve o maior índice de novos adeptos ao vício. Neste período, fumar era atrelado à charme, glamour e elegância. Incrivelmente hoje em dia o cigarro já é visto como um assassino em massa. Mas pense o que seria do cinema sem o cigarro nas cenas de sexo? É, mas isso está cada vez mais próximo do fim. Existem organizações ao redor do mundo fechando o cerco para abolir de uma vez por todas esse vício. Mas e aí? Isto é bom ou ruim? Quem fuma deve seguir o ritmo e abandonar definitivamente o hábito de fumar, ou não tem que mudar nada?

Falando em cinema, Hollywood foi um dos maiores meios de incentivo ao vício

Humphrey Bogart em "Casablanca"

Tudo começou no final dos anos 30, em que documentos provam que Carole Lombard, Barbara Stanwyck e Myrna Loy receberam equivalente a 150 Mil Dólares para promover a marca de cigarros Lucky Strike. E este é só um caso, ao longo dos anos dezenas de diretores e atores receberam milhares de dólares para fumar e inserir o cigarro nas cenas. Eu fiz uma pesquisa e encontrei um levantamento que “entre 1970 e 1988 só em Hollywood mais de 180 atores e diretores receberam cachê para incluir cigarro nas cenas”. Em 1988 o governo americano proibiu a prática, mas não adiantou, a exposição continua até hoje. E é errado? Eu acho que não.

The Hollywood Way - Fumar também é Rock´n´Roll

Lei Anti-Fumo

Agora saiu a Lei-Anti fumo aqui, e é o seguinte: você não pode mais fumar quando estiver na parte interna de um local público, na verdade isso já existia, mas agora com a lei o tratamento está bem mais rigoroso para bares, restaurantes e outros locais públicos. Eu acho esse lance de proibir as pessoas de fazer determinadas coisas ridículo. Antes a gente ia num bar ou restaurante para conversar, beber e descontrair, aí eles implementaram a Lei Seca. Tudo bem, eu sei que a razão de tudo isso foi a atitude irresponsável de muitas pessoas. Mas hoje se alguém sair de casa e tomar duas cervejas (que eu acho impossível ser capaz de embriagar alguém), e fazer um teste do bafômetro, será considerado incapaz de conduzir um veículo e vai ter que prestar as contas na delegacia. Não estou sendo irresponsável e nem apoiando nego que enche a cara e faz cagada por aí no volante.Mas essa Lei Seca é tão extremista que agora tô começando a acreditar que a categoria de taxistas está precisando de uma forcinha pra se manter. Ou eles estão tentando tornar ambientes de descontração chatos e conflituosos.

Lei Anti-Fumo - Gráfico: Folha On Line - Clique na imagem para ver no tamanho maior

Eu realmente acho lamentável quando pessoas perdem suas vidas em conseqüência de algum desses fatores, mas definitivamente não sou à favor de atitudes extremistas...exemplo:
Vamos supor que a OMS (Organização Mundial da Saúde) consegue dar um jeito de abolir completamente o hábito de fumar no mundo inteiro. Tudo bem, eu sei que milhares de vidas seriam poupadas com o tempo, até aí não resta dúvidas. Mas qualquer ação pode ter conseqüências boas ou ruins, e neste caso as conseqüências poderiam ser até péssimas. Muita gente ainda fuma, nem tanto como antigamente, mas estima-se que hoje ainda são acesos mais ou menos 5,5 TRILHÕES de cigarros por ano, para 1,3 BILHÃO de fumantes histéricos e possessivos em todo o mundo. Agora imaginem o caos que seria fazer toda essa gente parar de fumar de uma hora pra outra. Não teria jeito, o vício iria para a ilegalidade. E os “junkies” de cigarro seriam muito mais do que os drogadoramas de qualquer outra substancia. Até porque já foi comprovado cientificamente que a dependência causada pela nicotina é equivalente ou até superior do que a da heroína (não confundam dependência com risco à saúde peloamordedeus), isso sem contar a quantidade que já existe de viciados no cigarro. Enfim, todo mundo teria vários amigos ou parentes que seriam considerados “drogados”, e o comércio ilegal de fumo seria só mais um item para o cardápio dos traficantes. E certamente os caras iriam lançar um cigarro “turbinado“, muito mais mortífero, prejudicial e com potencial para criar uma dependência ainda maior.

Tá bom, eu sei que tudo isso é teoria, mas não é sem sentido. Porque do jeito que vão as coisas, meu chapa, não vai demorar muito para isto acontecer no Brasil. Aliás já existe em outros locais, depois pesquisem na internet sobre o Butão, esse foi o primeiro país do mundo a banir completamente a venda e consumo de fumo e tabaco.

Enfim, acho uma grande bobagem esse lance de proibir as pessoas de fazer qualquer coisa só porque pode ser prejudicial para a vida delas. Meu, cada um na sua. Logo no mundo que a gente vive hoje? Tantos problemas bem mais graves pra se preocupar...
Então quer dizer que se eu tomar 3 latinhas de cerveja (no qual repito, continuaria completamente sóbrio) e for parado num comando eu vou em cana? Aí passa um sujeito que acabou de dar uns tecos, logo chega derrubando os cones da blitz, oferecendo inúmeras chances de detonar a própria vida ou de qualquer outra pessoa, e ele vai sair numa boa? É isso?
Charges.com – Ontem, numa Blitz...

Pra concluir , acho que os caras tem que encarar o que é problema de verdade. E não solucionar pequenos incômodos blasé pra causar polêmica e desviar a atenção geral. Bom, é assim que eu penso...não estou fazendo apologia a nada, pelo contrário, fumar é uma merda... detona mesmo a saúde, fede pra caralho, quem não fuma odeia...mas como eu disse, cada um na sua. Essa é só a minha opinião.

E como disse também o crítico Arthur Dapieve “é claro que é a minha opinião, não vou sair por aí dando a opinião dos outros”.

Postar um comentário

0 Comentários