Header Ads Widget

Jenson Button vence a sexta em sete corridas

Barrichello tem corrida péssima e inglês abre 26 pontos na frente

Button conquistou mais uma vitória tranquila na temporada (Crédito: EFE)

Button conquistou mais uma vitória tranquila na temporada (Crédito: EFE)

LANCEPRESS!

O inglês Jenson Button deu mais um grande passo para conquistar o título da Fórmula 1 ao vencer neste domingo o GP da Turquia. Com a sexta vitória em sete provas, o piloto da Brawn chegou a 61 pontos, 26 a mais do que seu companheiro de equipe Rubens Barrichello, que teve uma corrida desastrosa, com problemas no câmbio desde a largada e toques com outros pilotos, e abandonou a dez voltas do fim.

Em relação aos demais brasileiros, Felipe Massa, com um rendimento mediano de sua Ferrari, fez uma corrida conservadora e somou três pontos com o sexto lugar. Já Nelsinho Piquet, que chegou a fazer bela ultrapassagem sobre o campeão mundial Lewis Hamilton, não conseguiu levar seu Renault além da 16ª posição - o inglês da McLaren também não pontuou, ficando em 13º.

Os dois carros da Red Bull completaram o pódio, com Mark Webber em segundo e Sebastian Vettel, que havia largado na pole, em terceiro. Também marcaram pontos Jarno Trulli (Toyota), em quarto, Nico Rosberg (Williams), em quinto, Robert Kubica (BMW Sauber), em sétimo, e Timo Glock (Toyota), em oitavo.

A próxima etapa será disputada daqui a duas semanas, em Silverstone (Inglaterra).

A CORRIDA

A primeira volta foi decisiva para Button ganhar de novo. Primeiro porque Rubens Barrichello, aparentemente com problemas no engate das marchas, largou muito mal do terceiro lugar e despencou dez posições, saindo da briga pela vitória de cara. Depois porque Vettel, que manteve a liderança após a largada, cometeu um erro no "S" de acesso à reta oposta, permitindo a ultrapassagem do inglês. Após assumir a ponta, Button manteve um excelente ritmo nas primeiras voltas e livrou vantagem sobre Vettel.

Enquanto isso, Barrichello sofria no pelotão intermediário. Na 12ª posição, o brasileiro ficou preso atrás do McLaren de Heikki Kovalainen, que, com o Kers (sistema de recuperação de energia cinética), não dava chances de ultrapassagem nas retas. Barrichello até conseguiu superá-lo na sequência de curvas lentas atrás dos boxes, na sétima volta, mas logo em seguida foi ultrapassado de novo. Duas voltas depois, o piloto da Brawn insistiu, mas foi trancado pelo finlandês e acabou rodando após um toque, caindo para 17º.

Depois de ultrapassar o McLaren de Hamilton e o Renault de Nelsinho, Barrichello ficou preso atrás do Force India de Adrian Sutil. Naquele momento, o brasileiro enfrentava outro problema, desta vez com a sétima marcha, que não entrava. Com isso, Barrichello não conseguia desenvolver a velocidade que poderia nas longas retas de Istambul. Mesmo assim, tentou ultrapassar Sutil, mas os carros se tocaram e ele teve de antecipar seu primeiro pit stop para trocar a asa dianteira. Depois disso, Barrichello se arrastou na pista até recolher seu carro aos boxes definitivamente.

A primeira rodada de reabastecimentos marcou uma mudança de estratégia de Sebastian Vettel de dois para três pit stops. Com menos gasolina, o alemão da Red Bull encostou rapidamente em Button, mas não conseguiu a ultrapassagem, o que não só tirou suas chances de vitória como o jogou para o terceiro lugar, já que seu companheiro de equipe Mark Webber teve um ritmo veloz e consistente durante toda a prova.

Após ampliar ainda mais a liderança entre seus dois pit stops e sem ninguém a ameaçá-lo, Button se deu ao luxo de reduzir drasticamente o ritmo nas últimas voltas a ponto de Webber chegar a apenas seis segundos dele - a diferença chegou a estar bem acima dos dez segundos. Já o australiano, por sua vez, também não teve a segunda posição ameaçada após a Red Bull pedir pelo rádio que Vettel diminuísse o ritmo nas últimas voltas para não arriscar um acidente entre eles.
Fonte: br.msn

Postar um comentário

0 Comentários