Header Ads Widget

Vem aí o Microsoft Office 14

Já postamos algumas imagens do sucessor do Office 2007. Essa é mais uma "análize" feita pela equipe do Baixaki.



O sucessor do Office 2007 já está no forno e você pode ter uma prévia de como ele vai ser.



Mal foi liberada a versão beta para uma minoria selecionada e a nova versão do pacote de escritório mais usado no mundo já tem imagens espalhadas pela internet. Logicamente o Baixaki não poderia ficar de fora. Colocamos as mãos em alguns screenshots e mostramos a você, usuário do Baixaki, o que você pode esperar daquele que substituirá o Office 2007. A nova suíte de aplicativos de escritório deve ser lançada juntamente com a versão para a Web, marcando a entrada da Microsoft (finalmente) na briga dos softwares online e também na mesma época em que o Windows 7.

Previsões

Como sempre, muito se especula sobre como se chamará o novo Office, bem como a respeito de sua data de lançamento. Todas as fontes de informação, no entanto, concordam que o nome será um pouco diferente, tendo sido batizada de “Microsoft Office System 14” ou “Microsoft Office System 2009”. Mas não fique muito animado, pois a previsão de lançamento é para o final de 2009, começo de 2010. Logo, muita coisa ainda pode mudar.

Office 2007A título de curiosidade, você poderia se perguntar por que a versão da suíte será a 14 se a atual é a 12. Teoricamente, o novo Office deveria se chamar Office 13. Bem, a resposta está na superstição. Alguns dizem que o número 13 não é um grande querido dos supersticiosos e, por isso, apesar de a Microsoft até ter iniciado seu desenvolvimento, ele foi abandonado e a versão 14 teve seu projeto iniciado.

Quanto ao Office online — que recebeu o nome de Office Live, seguindo os padrões adotados pela empresa para a nomenclatura de programas para a web —, a Microsoft planeja lançá-lo praticamente ao mesmo tempo em que o Office 14, mas nada ainda confirmado. Funcionários da empresa, incluindo o chefão Bill Gates, já disseram que o Office Live não substituirá sua versão instalável. Pelo que pudemos entender, o Office disponível através da internet terá menos recursos e alguns até bem diferentes dos presentes no pacote normal.

Office Live
A imagem acima mostra uma prévia do Excel online. Perceba que há uma quantidade reduzida de abas na faixa de opções e também pouquíssimos grupos de botões. Isso prova que os aplicativos online do Office Live terão um objetivo diferente daqueles lançados para serem instalados no PC. Em síntese: o Office Live não servirá como um substituto para aqueles que não podem ou não querem comprar o Office 14.

Sem muitas mudanças

Um dos objetivos declarados da Microsoft com o novo pacote de escritório é enriquecer a experiência do usuário que optar por usá-lo em conjunto com o Windows 7. Como os serviços e programas do Windows Live vieram para dar mais “brilho” ao Windows Vista, assim será com o Office 14 e o Windows 7. Mas antes que você fale em processos contra a empresa, vale lembrar que a Microsoft já deixou claro que não pretende integrar a suíte de aplicativos ao sistema operacional.

Faixa de opções do Word.
Todos sabem que, sempre que é lançado, o Office chega às lojas em diferentes apresentações, para diferentes tipos de usuário. A nova versão terá ainda mais opções, destinadas a áreas mais específicas de uso, como profissionais de vendas, por exemplo. Isso é particularmente interessante para aqueles que não querem um pacote cheio de aplicações que não utilizam, eliminando gastos adicionais.

Não há como pensar em lançamento de software sem especular mudanças no visual e na maneira como a interface interage com o usuário. Assim como o Windows 7 não terá grandes mudanças visuais em relação ao Vista, não espere muitas diferenças do Office 2007 para o seu sucessor. Algumas imagens que já vazaram na internet mostram que há pouquíssimas mudanças na nova versão.

Excel 14. Poucas mudanças.
O conceito de “faixa de opções”, que teve seu início no Office 2007, é algo que veio para ficar, pois novos programas da Microsoft terão sua interface modificada para o novo padrão. Aplicativos como o Paint e o WordPad, que são nativos de todas as versões do Windows, finalmente terão sua interface refeita. O Office 14 continuará aproveitando as melhorias desse tipo de interface, com algumas alterações.

Novo menu do Office Word.Perceba pelas imagens que praticamente não há diferenças entre o Office 2007 e o 14. Na verdade a única alteração que podemos notar é o botão principal do programa, que parece ter a sua forma alterada. O menu também parece ter sido modificado, mas nada muito drástico. Algo facilmente notável é que o botão que abre o menu de cada programa está identificado com a cor dele. Ou seja, o botão do menu é azul no Word, verde no Excel e assim por diante.

Assim, pelo menos até o momento, a informação disponível nos mostra que a maioria das mudanças no Microsoft Office System 14, ou Microsoft Office System 2009, serão focadas mais na experiência do usuário em relação às suas atividades diárias do que nas alterações visuais. Também não há sentido em fazer grandes alterações visuais, já que o Office 2007 é extremamente prático.

O Office Live já está online. Experimente!

Esperamos que os usuários tenham boas surpresas quando a nova versão for lançada, mas as principais melhorias anunciadas pela Microsoft são focadas mais em usuários corporativos. Assim sendo, você que utiliza o Word para trabalhos escolares, o Excel para as despesas familiares, etc., não precisa se preocupar com uma provável necessidade de se adaptar a um programa totalmente diferente.

Fique sempre ligado nas novidades do Baixaki, pois assim que aparecer (ou vazar) na internet uma versão beta do sucessor do Office 2007, nós testaremos e mostraremos para você, usuário, tudo o que há de novo.



Assine o Feed RSSRSS Feed

Postar um comentário

0 Comentários