A rede de apoio às mulheres em Pernambuco ganhou um novo reforço com a inauguração da Sala de Acolhimento Heroínas de Tejucupapo, instalada no Núcleo de Práticas Jurídicas do Centro Universitário Estácio Recife. O espaço foi criado com o objetivo de oferecer acolhimento humanizado a mulheres vítimas de violência, além de atuar na prevenção por meio de ações educativas e palestras.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a instituição de ensino superior, o coletivo Abayomi Juristas Negras e a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE), por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA), reunindo diferentes frentes em prol do fortalecimento da rede de proteção feminina no estado.
Considerada inédita dentro de uma instituição de ensino superior em Pernambuco, a sala também funcionará como campo de formação prática para estudantes das áreas de Direito, Psicologia e Serviço Social, que serão capacitados para atuar na prevenção e enfrentamento da violência de gênero.
Localizado no campus da Estácio Recife, na Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, no bairro da Madalena, o espaço está funcionando de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h, sem necessidade de agendamento prévio. No local, as mulheres poderão receber orientação jurídica, solicitar medidas protetivas com acompanhamento de advogadas e ser encaminhadas, conforme a necessidade, à Defensoria Pública ou a delegacias especializadas.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio Recife, Júlia Valois, o objetivo é garantir um atendimento acessível e integrado, oferecendo suporte desde o primeiro acolhimento até os encaminhamentos necessários.
A inauguração do espaço ocorre em um contexto preocupante. Dados recentes apontam que Pernambuco registrou, em 2025, um aumento de 15,8% nos casos de feminicídio em relação ao ano anterior, o que reforça a urgência de iniciativas voltadas à proteção e ao acolhimento das vítimas.
Com a Sala de Acolhimento Heroínas de Tejucupapo, a expectativa é ampliar o acesso à informação, fortalecer a rede de apoio e contribuir para a redução dos índices de violência contra a mulher no estado.























0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.