Header Ads Widget

Tudo sobre o Windows 7, próximo sistema da Microsoft

Quem acompanha as notícias diárias, já deve saber do Windows 7 não é? Para quem não sabe ainda, o Windows 7 é o novo sistema operacional da Microsoft, que ainda se encontra na fase Alfa, sendo a sua versão Beta prevista para mês que vem.

Mesmo estando em fase Alfa, ou seja, mesmo que ainda esteja sendo desenvolvido pela Microsoft, o sistema já se destaca, e tem funções que realmente são de chamar atenção. Como eu acompanho o desenvolvimento do sistema há algum tempo, vou mostrar para vocês, aqui e agora (duh?), todas as novidades que o novo sistema traz:

Performance

Performance é a palavra chave de tudo (abra-te sésamo), e digamos que o Windows 7 tem um molho de chaves. O sistema chega a ser até 30% mais rápido que o Windows Vista, e alguns % mais rápido que o Windows XP. Numa mesma maquina, os 3 sistemas foram testados, assim, sendo feito um benchmark deles:

Performance - maior barra é melhor

Performance - barra maior é melhor

Tempo de boot - barra menor é melhor

Tempo de boot - barra menor é melhor

Só com os dois gráficos, já da para reparar que o Windows 7 tem posição de destaque em performance. Mas é claro, performance não é tudo, um bom ambiente de trabalho é essencial para que o Windows rode bem, e não como uma carroça. É ai que entra o Aero, já presente no Windows Vista, e melhorado no Windows 7.

Aero, no Windows 7 é melhor!

Aero é o Flip3D, é a borda da janela transparente, é o menu iniciar transparente. Bem, até ai, nenhuma diferença entre o Vista e o 7, mas é ai que o novo sistema sai na frente (na verdade, o Vista saiu na frente, já que foi lançado antes, mas deixa pra lá). Hot Track, Aero Peek, Super Bar, esses são exemplos dos novos recursos que o novo Windows nos traz.

  • Hot Track: passando o mouse em cima de um programa que esteja na barra de ferramentas, o Hot Track faz com que o fundo dele fique da mesma cor que predomina no ícone, ou seja, fica muito mais fácil diferenciar as janelas.
HotTrack no icone do Internet Explorer

HotTrack no icone do Internet Explorer

Outros exemplos de HotTrack

Outros exemplos de HotTrack

  • Aero Peek: um recurso fantástico, e básico. Ele faz com que as janelas apareçam transparentes quando você passa o mouse em cima do botão “Mostrar Desktop” e também quando você redimensiona uma janela, assim sendo mais fácil ver o Desktop e saber como a janela irá ficar. Também pode ser usado com as miniaturas (veja na imagem). Já Aero Snap, faz com que a janela seja “inteligente”, isso é, quando você arrasta a janela para a parte de cima do seu monitor, a janela se maximiza.
pictures-library

Aero Peek funcionando

  • Super Bar e Jump List: a novidade mais aguardada e perceptível no Windows 7 é a Super Bar, novidade que deu um novo “look ” ao OS e o deixou muito mais lindo. A JumpList, complementa o super bar, mostrando em forma de menu, os arquivos mais acessados (se você estiver no IE, ele vai mostrar os sites), atalhos, desfixar o programa da barra de tarefas e muitos outros.
Jum List

Jum List

Super Bar

Super Bar

Todas essas novidades e mais algumas são conferidas no Aero. Porém, não foi só ele que sofreu alteração, quase todo o Explorer sofreu, principalmente, por causa das bibliotecas!

Bibliotecas (libraries) no Windows 7, livros, músicas e muito mais!

Isso foi, pessoalmente, uma coisa que me surpreendeu bastante. Quantas vezes vocês já se deparou com 4 pastas de músicas em diferentes lugares (ex: uma pasta no C:, outra pasta no C:\musicas…)? Bem, isso vai continuar acontecendo no Windows 7, porém agora, você tem a opção de colocá-las em um só lugar, chamado library. O recurso library permite à você adicionar todas as pastas sobre um determinado assunto (foto, músicas, vídeos) todas interligadas em um só lugar, assim sendo mais fácil e rápido se achar.

Incluir na bibilioteca

Incluir na biblioteca

Vídeos, músicas, vídeos e documentos podem ser armazenados tudo nas libraries, sendo assim, mais difícil de você se perder nas pastas. E as libraries são as únicas pastas que tem um visual “especial” dentro do Windows 7.

Visual diferente para as libaries

Visual diferente para as libaries

DirectX 11, Warp e muito mais…

DirectX 11 é uma promessa da equipe da Microsoft para com seu novo OS. E, o recurso mais fantástico (foi pra ressaltar mesmo), é o WARP. Warp (Windows Advanced Rasterization Platform) é o recurso que só virá para o Windows 7, que faz com que seu processador funcione como uma GPU. Ou seja, usa seu processador como uma placa de vídeo. Com uma CPU de 800 MHz e somente 500MB de memória, já é possível rodar o Warp, que por padrão, virá otimizado. Claro, o Warp não faz milagre, mas veja:

Desempenho do Warp em processadores Quad e Dual Core

Desempenho do Warp em processadores Quad e Dual Core

Não importa a região, o Windows 7 tem para todos!

Temas regionais, a frase sozinha lembra um Atlas (não sei porque…), mas na verdade é um “recurso” que o Windows 7 traz. Uma cor para o Aero, e diferentes wallpapers em slide fazem com que os temas regionais sejam únicos! A propósito, o SlideShow de Wallpapers é um outro recurso “inovador” (que vários programas já tinham) do Windows 7. Agora seus papéis de parede podem mudar em um determinado tempo que você escolhe, assim, deixando seu Desktop sempre novo.

África do Sul

África do Sul

Austrália

Austrália

Estados Unidos

Estados Unidos

Canadá

Canadá

Reino Unido

Reino Unido

E com os novos temas, um novo menu iniciar também aparece. Bem, pelo menos uma parte dele, a parte das tarefas. Agora o menu iniciar mostra os documentos que você tenha salvo recentemente em determinado programa, e algumas funções do programa, como por exemplo, a função de recuperar playlist no Windows Media Player 12.

Tarefas do Windows Media Player 12

Tarefas do Windows Media Player 12

Novas interfaces, mesmos programas

Principalmente três programas receberam um update no Windows 7: o Windows Media Player 12, o Paint e o WordPad. Os 3 programas além de lembrarem muito o Office 2007, por utilizarem a interface Ribbon, estão combinando muito com o sistema, apesar do Windows Media Player 12 estar (na minha opinião) feio que dói.

WordPad estilo Office 2007

WordPad estilo Office 2007

Paint, remodelado

Paint, remodelado

Windows Media Player 12

Windows Media Player 12

Action Center, tudo em um só lugar

Uma coisa muita chata no Windows Vista são aqueles irritantes balões que aparecem. Pelo menos eu perdia em média 80% daqueles balões, mas graças a Deus fizeram a ferramenta para mim no Windows 7! Agora, você pode ter todos os avisos, tanto de segurança como outros em um só lugar, chamado de Action Center, e tudo podendo ser facilmente acessado por uma pequena bandeira na barra de ferramentas (ao lado do relógio).

Action Center

Action Center

Multi-touch, na palma de seus dedos!

A nova tecnologia Multi-Touch é um dos recursos em que a Microsoft mais investe em sua propaganda. Muito parecido com o multi-toque do iPhone, no Windows 7 tudo pode ser controlado pelo simples tocar de dedos na tela (que seja compatível com multi-toque de preferência). O vídeo abaixo mostra tudo:

Caçando erros

Uma grande iniciativa, conhecida como Windows 7 TaskForce é uma espécie de comunidade destinada a encontrar os mais diversos erros no novo OS. E realmente, dando uma passadinha lá, você encontra erros “incríveis”, e grandes sugestões.

capturar-510x73

Requerimentos do sistema

Os requerimentos do sistema são praticamente os mesmos do Windows Vista, e como não foi liberada nenhuma informação a respeito disso até o momento, então, é o que segue. Porém, o sistema roda muito mais rápido que o Vista.

Recomendável:

  • Processador de 1 GHz (32 ou 64-bit)
  • 1 GB de ram
  • Placa de vídeo de 128MB com aceleração 3D
  • HD de 40GB com 15GB livres

Que comecem os testes!

A versão beta do Windows 7 está prevista para mês que vem, sendo liberada somente para os beta-testers. A Microsoft já começou a enviar convites para eles avisando sobre a liberação, abaixo o email enviado (em inglês) para os testers:

“While (the Windows 7) beta will not be available until early 2009 we, know you are excited to get started so we have opened the microsoft.beta.win7.lobby (on the Microsoft Connect site) so you may begin renewing acquaintances with previous participants as well as meeting new testing peers. After accepting the invitation, you will be able to sign into Microsoft Connect and click on the ‘Windows 7 Beta Program’ link for more information on accessing the newsgroups.

“As well, to better understand our audience and how we are asking you to complete the following three surveys to tell us about yourself. Each survey has 20-40 questions and each should take you approximately 20-30 minutes to complete. You don’t have to take them all at once nor do you have to do it right now. We ask though that at some point you find time to complete them. As a thank-you for completing these prior to the end of the calendar year (Prior to January 1st, 2009) each participant who completes all three surveys (or indicates ‘already taken’) will be put into a drawing and five winners selected to receive some Windows 7 logo’ed toys!”

E a conclusão é…

O Windows 7 é tudo o que o Vista deveria ser, rápido, lindo e estável, e a Microsoft está caminhando para o caminho certo. No momento, o OS se encontra no estágio Alfa, na build 6956, e alguns sites de torrent já liberaram a sua .iso para download. O sistema, mesma ainda estando em desenvolvimento, é rápido e apresenta pouquíssimas incompatibilidades ou travamentos.

Fonte: Guia do PC

Postar um comentário

0 Comentários