Header Ads Widget

Crescimento da economia não reflete a taxa de juros atual, diz Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira (10) ao analisar os números do PIB divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que o crescimento da economia não reflete a situação atual da taxa básica de juros Selic nos últimos meses, que passou de 11,25% ao ano em março para 13% ao ano em julho.
O ministro lembrou que as alterações na taxa demoram a surtir efeito nos indicadores econômicos. "Vocês sabem que a elevação dos juros demora para fazer efeito, não é imediato. Essa situação [de crescimento da economia] reflete os juros de seis, oito meses atrás", disse.

O ministro argumentou que mesmo com o aumento da taxa Selic, os empresários analisaram que a situação do mercado brasileiro, da economia, e vislumbraram um mercado consumidor crescente, com a possibilidade de determinada rentabilidade. "[Os empresários] Olharam para a taxa de juros real, não só a Selic, mas também a TJLP [taxa de juros de longo prazo], e chegara à conclusão que com essa taxa de juros valia a pena fazer investimentos na economia brasileira e queriam um retorno desse investimento", explicou. O ministro Guido Mantega disse que apesar de suas considerações, a desaceleração da economia está dentro do planejado pelo governo.

Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

0 Comentários