Header Ads Widget

HISTÓRIA DO JAPÃO



O Japão é herdeiro de uma civilização que remonta ao século VII a.C. No século IV, o clã Yamato unifica os vários estados do país sob um imperador.
No século VI, o Japão invade a Coréia, que vivia sob forte influência chinesa, e assimila muito de sua cultura. Apesar disso, o país mantém-se relativamente isolado do exterior e tem uma das sociedades mais homogêneas do mundo em termos culturais e étnicos.
No século XII, o crescimento da aristocracia militar (os samurais) mina a Monarquia que ocupa o poder. O país passa a ser dominado principalmente por xoguns, espécie de senhores feudais, que permanecem até o século XIX.
Os primeiros contatos com o Ocidente datam do século XVI, quando missionários portugueses formam uma pequena comunidade cristã.
Em 1603, o xogum Tokugawa Leyasu estabelece a capital em Edo (atual Tóquio), proíbe o cristianismo e fecha o país a estrangeiros...
Nos 250 anos seguintes, a única janela aberta ao mundo é um pequeno posto comercial em Nagasaki...
Modernização
O ingresso do país na Era Moderna ocorre na segunda metade do século XIX, com a abertura dos portos ao comércio com o Ocidente. Em 1868 começa a Era Meiji: assume o imperador Mutsuhito, que abole o feudalismo.
No final do século XIX, tendo resistido ao imperialismo ocidental, dá início à sua própria expansão.
Emitido em 1894 (Scott: 85, SG: 126), com valor facial de 2 sen (vermelho), o primeiro selo comemorativo: Aniversário de casamento (Bodas de Prata), Imperador Meiji e Imperatriz Haru.

Vence a China na Guerra Sino-Japonesa e a Rússia em 1904, estabelecendo influência sobre a Manchúria (na China), a Coréia - transformada em colônia em 1910 - e a ilha Sakalina (hoje pertencente à Federação Russa).
O Japão fica ao lado dos Aliados na I Guerra Mundial e obtém vantagens no Tratado de Versalhes. Nos anos 20, a crise econômica abre caminho para facções nacionalistas de direita, que se tornam dominantes no governo.
Em 1931, o Japão invade a Manchúria, onde estabelece em 1934 o Estado-fantoche do Mandchukuo, que tem como testa-de-ferro Pu Yi, o último imperador chinês.
Império do Japão
O selo abaixo (lado esquerdo) mostra o extenso Império Japonês at the end of 1930 in a darker color. It includes Japan proper, Korea, Ilha Sakalina (Sakhalin Island), the Kuril Islands, the Ryukyu Islands, Nampo Shoto, as Ilhas Marianas do Norte e as Ilhas Yap, incluindo such ilhas como Okinawa, Iwo Jima, Saipan, Tinian e Guam. O selo foi emitido em 1930 (Scott: 208), with another with the same design to mark the second census of the Império Japonês.
Do lado direito: Issues for the Japanese puppet government set up in 1932 under President (later Emperor) Pu Yi. Selo emitido por Manchukuo, em 1932 (Scott: 1, SG: 1), com valor facial de ½ fen (marrom).
II Guerra Mundial
O governo militarista alia-se à Alemanha e à Itália, em 1940, e ocupa a Indochina francesa no ano seguinte . A expansão militar coloca o Japão em choque com os EUA.
Em 7 de dezembro de 1941, os japoneses realizam um ataque-surpresa e destroem a esquadra norte-americana ancorada em Pearl Harbor, no Havaí.
O Japão toma o sudeste da Ásia e a maior parte do Pacífico Ocidental, mas é derrotado pelas forças aliadas e retira-se das áreas ocupadas.
A rendição só acontece em setembro de 1945, depois da explosão das bombas atômicas jogadas pelos EUA nas cidades de Hiroshima e Nagasaki. As ilhas Kurilas, no norte do arquipélago, são anexadas pela URSS.
Os norte-americanos ocupam o país até abril de 1952 e impõem uma Constituição e um sistema de governo nos moldes das democracias ocidentais.
O Japão assina, em 1954, um tratado de defesa mútua com os EUA, que inclui a instalação de bases militares norte-americanas.
As instituições políticas, modeladas à semelhança das ocidentais, conservam certas características anteriores, como a tradição de lealdade ao chefe.
A combinação desse traço cultural com um sistema clientelista garante o domínio do Partido Liberal Democrático (PLD) a partir de 1955.
Patrimônios da Humanidade no Japão — Maravilhas do Mundo
  • Monumentos Budistas de Horyu-ji
  • Castelo de Himeji
  • Ecossistema da Ilha Yaku (Yaku Shima)
  • Bosques e Zona de Proteção Ambiental Shirakami-Sanchi
  • Monumentos Históricos da Antiga Quioto, Uji e Otsu
  • Vilas Históricas de Shirakawa e Gokayama
  • Memorial da Paz, em Hiroshima
  • Santuário Xintoísta Itsukushima
Divisão administrativa: 47 prefeituras.
Cidades principais: Osaka, Yokoyama, Nagoya, Sapporo, Kobe.
Outras maravilhas japonesas: Palácio Imperial Gosho (onde o imperador japonês é entronizado), Templo Kinkakuji (com o "Pavilhão Dourado"), os complexos templos de Higashi Honganji e Nishi Honganji - todas em Quioto (Kyoto ou Kioto).
Abaixo, escultura arte contemporânea, girafa em iron, na entrada de um edifício departamento store em Nihombashi, no distrito de Ginza, Estado/Província Kanto, na cidade de Tóquio - capital do Japão. Foto by Martin Moos (Image: 5384-7), do site Lonely Planet Images — http://www.lonelyplanetimages.com/
Outras emissões: JAPAN – NIPPON
1991 - Yvert: ? Homem pré-histórico. Há um mamute de fundo.
1992 – Yvert: 1975. Scott: 2131. 8th Conference on Intl. Trade in Endangered Species (CITES). Chimpanzé. NT
1994 – AIDS
1996 – Yvert: 2244. Scott: 2513. Philippe Franz von Siebold, naturalista. NT
Para vocês de presente um Cd com musicas do País do Sol Nascente

Postar um comentário

0 Comentários