Header Ads Widget

Guilherme Arantes do Brasil

Guilherme Arantes, um marco na música popular brasileira, nasceu em São Paulo, SP, em 28 de Julho de 1953. Iniciou a carreira no grupo paulistano Brazilian Boys. Gravou o primeiro disco em 1974, como integrante do grupo Moto Perpétuo. Em 1976 estreou carreira solo, gravando um LP sem título pela Som Livre; uma das faixas, a balada Meu Mundo e Nada Mais, fez parte da trilha musical da primeira versão da telenovela Anjo mau, da TV Globo, e teve grande êxito. Seus outros sucessos compreendem Planeta Água (1980), Cheia de Charme (1985), Coisas do Brasil (1986) e Lindo Balão Azul (1982, incluída em Pirlimpimpim, programa especial da TV Globo baseado nos personagens de Monteiro Lobato). Entre suas composições que tiveram êxito na voz de outros intérpretes estão Labirinto, gravada por Sá e Guarabira (1978) e pelo MPB-4 (1980), Amanhã, por Caetano Veloso (1986) e Brincar de Viver, por Maria Bethânia (1983), esta integrante da trilha do programa especial Plunct Plact Zum, da TV Globo. Em 1993, Leila Pinheiro regravou Coisas do Brasil num CD homônimo, em ritmo de bossa nova. Consta em seu currículo uma vasta coletânia no total de 32 coletâneas e 23 discos de carreira, incluindo Clássicos (1994), em que propunha novas versões para os clássicos da música internacional do período 1968-1972, mas, como "bom leonino", e "inconformado" com "apenas isso" para sua extensa carreira de 30 anos, Arantes possui ainda, e para o orgulho do Brasil, já que ele é o único a obtê-lo até agora, o "certificado Steinway", da famosa fábrica americana de pianos, uma espécie de ISO 9002 dos pianistas mundiais.

Gravou, ainda, em 2000 um disco com características new age intitulado New Classical Piano Solos, em que demonstra todo seu requinte pianístico, e que tem nos vocais a filha mais velha Marietta. Em 2001, gravou seu acústico, pela Sony Music, no Teatro Mars – no velho Bixiga – em São Paulo, que lhe rendeu também um DVD ao vivo, naquele mesmo ano. No momento, Guilherme Arantes viaja pelo Brasil com seu show, fruto ainda de seu 23º disco - Aprendiz – e que marcou, em 2003, seu retorno à gravadora Som Livre. Prepara seu 24º disco, que vem aí com já anunciadas novas parcerias com Nelson Motta, ao estilo de Coisas do Brasil e Marina no Ar, com a regravação de Por Todo Canto, gravada originalmente por Carla Visi, em 2003, e a canção que fez especialmente para a capital baiana - Salvador, Primavera e Outono, já divulgada em download na Internet, em 2004.Esporadicamente, também, tem feito shows com Leila Pinheiro e outro com Flávio Venturini e convidados, tais como Vander Lee, e que, ao que tudo indica, muito em breve também será transformado em DVD.

Assim, nesses últimos trinta anos, Guilherme Arantes, que nunca negou sua eclética multi formação musical, de quem começou tocando chorinho aos quatro anos de idade, num cavaquinho presenteado pelo pai, o doutor Gelson Arantes, médico e amigo do doutor Paulo Vanzolini, transitou do rock ao pop, do pop à MPB, da MPB a New Age, da New Age de volta a MPB com uma familiaridade de dar inveja a qualquer músico de primeiríssima linha do cenário mundial.

Postar um comentário

0 Comentários