Alimentada com o conhecimento científico dos especialistas em reprodução humana, tecnologia traz avanços para a medicina reprodutiva na avaliação da qualidade dos óvulos.
Casais que buscam a reprodução assistida contam com mais um campo da ciência para o aumento das chances de sucesso nessa jornada: a Inteligência Artificial (IA). A partir de um avançado arsenal de dados, algoritmos são treinados para auxiliar especialistas em Fertilização in Vitro (FIV), técnica considerada um dos pilares da medicina reprodutiva, na busca de melhores desfechos clínicos. Ao analisar grandes volumes de informações em tempo real, a IA garante maior precisão e rapidez na análise dos óvulos coletados da paciente.
A FIV é um tratamento para a infertilidade altamente complexo, constituído por importantes etapas até que seja realizada a fecundação, cultivo embrionário e implantação do embrião no útero da paciente. “Inicialmente, a mulher recebe medicamentos para estimular o crescimento de folículos, pequenas estruturas localizadas nos ovários que envolvem, cada uma delas, um óvulo. Após o estímulo ovariano, os folículos crescem. Quando estão, possivelmente, maduros, os óvulos são aspirados por meio de um procedimento minimamente invasivo e encaminhados ao laboratório de fertilização para análise microscópica”, detalha Dra Verônica Ferraz, diretora da Clínica Geare de Medicina Reprodutiva, referência da especialidade na região Nordeste, com unidades em Pernambuco e na Paraíba.
É nesse momento que a IA representa um avanço significativo. Com visão computacional, ela interpreta grande quantidade de dados proporcionados por imagem dos óvulos que não podem ser vistas pelos embriologistas apenas com o uso de microscópio. Dessa forma, verifica a qualidade e calcula as chances de cada óvulo dar origem a um embrião saudável.
“O uso da Inteligência Artificial gerou avanços expressivos na jornada dos casais que querem engravidar e buscam a FIV. A tecnologia permite avaliar a qualidade dos óvulos sem colocá-los em risco e gera pontuações para predizer a probabilidade de sucesso na fertilização, estimando o número de embriões a serem formados e, também, as chances de nascidos vivos”, explica a fertileuta. Ela acrescenta que a qualidade do óvulo é uma característica crucial para a fertilidade. “Com esse avanço, permitimos que a paciente tenha uma visão mais ampla de sua jornada reprodutiva. A partir das informações personalizadas obtidas com a ferramenta, são tomadas decisões durante o tratamento de reprodução assistida que aumentam as chances de gravidez a curto e a longo prazo“, afirma.
Em relação às mulheres que irão congelar óvulos, a IA pode ajudar muito na estimativa do número que precisa ser congelado para que haja maior probabilidade de gestação no futuro. Antes da IA, tal estimativa era realizada de forma observacional, a partir da avaliação da idade da paciente e seus dados clínicos. A depender da qualidade dos óvulos mostrada pela inteligência artificial, pode ser sugerida a realização de outro ciclo de coleta.
Ao aumentar a precisão na triagem das células reprodutivas femininas, a IA pode, também, diminuir o número de ciclos que precisam ser realizados. “Isso reduz não só os custos financeiros para a paciente, mas também o tempo dedicado ao processo, o que contribui para o seu bem-estar emocional, aliviando sentimentos de ansiedade e frustração”, afirma a especialista em medicina reprodutiva da Clínica Geare.
Sobre a Geare
Referência em medicina reprodutiva, a Rede Geare já realizou mais de 5 mil ciclos de Fertilização in Vitro. Sua trajetória é marcada por pioneirismo, inovação e cuidado humano desde 1995, quando iniciou suas atividades. Com clínicas em Pernambuco e Paraíba, a Geare consolidou avanços importantes no Norte e Nordeste, como a primeira gestação por cultura de blastocisto e a primeira gestação após biópsia embrionária com estudo genético.
Reconhecida internacionalmente, é acreditada pela Red Latinoamericana de Reproducción Asistida (REDLARA) e, por sua excelência em genética reprodutiva, conquistou o Certificado de Laboratório Premium da Igenomix, renomado laboratório de genética que é líder global em saúde reprodutiva. Em 2023, integrou-se ao Fertgroup, maior rede de clínicas de reprodução assistida da América Latina.






















0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.