Muitas pessoas desconhecem que pacientes oncológicos têm direito a diversos benefícios legais, como isenção de impostos e apoio previdenciário. Para esclarecer essas questões, o Instituto Unidas para Sempre inicia uma série de lives quinzenais, ao vivo, às terças-feiras, às 20h30, no Instagram. (@unidasparasemprerj), com a participação da advogada Catiane Cabral, especialista em direito previdenciário. Os próximos encontros serão nos dias 8 e 22 de julho.
Durante os encontros, a advogada vai tirar dúvidas sobre temas como INSS, isenção de IPTU e IPVA, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, entre outros direitos garantidos por lei, mas muitas vezes desconhecidos ou negligenciados.
- A burocracia e o desconhecimento ainda são os maiores obstáculos enfrentados por pacientes em tratamento. Por exemplo, no INSS a pessoa para obter seus direitos, precisa ter diversos laudos de perícias específicos. Para economizar tempo e recursos, é importante saber o que fazer e qual órgão buscar - explica a especialista.
A iniciativa é conduzida por Jaqueline Chagas, paciente de câncer de mama e fundadora do Instituto Unidas para Sempre. Segundo ela, o objetivo é empoderar pacientes oncológicos e suas famílias, que frequentemente enfrentam leis que não são devidamente cumpridas. “Queremos mostrar que é possível lutar legalmente pelos seus direitos”, afirma.
Sobre o Instituto Unidas para Sempre
O Instituto Unidas para Sempre nasceu nas redes sociais como um espaço de acolhimento e troca entre mulheres em tratamento oncológico.
Hoje, a rede conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogas, nutricionistas, advogadas, médicos, assistentes sociais, terapeutas e outros profissionais, que atuam voluntariamente para atender famílias em situação de vulnerabilidade.
“Nosso objetivo é oferecer apoio completo para quem enfrenta o câncer, especialmente aquelas que não têm acesso a serviços essenciais”, afirma Jaqueline.
Instagram: @unidasparasemprerj
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.