O Brasil agora conta com uma data oficial para celebrar um dos meios de comunicação mais tradicionais e influentes do país: o rádio. A Lei 15.101/2025, sancionada nesta terça-feira (14) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabelece o dia 25 de setembro como o Dia Nacional do Rádio.
Desde 1966, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) já celebrava simbolicamente a data. A iniciativa foi criada pelo então presidente da entidade, João Calmon, durante o IV Congresso Brasileiro de Radiodifusão, realizado em Salvador (BA).
A escolha do dia 25 de setembro homenageia Edgar Roquette-Pinto, considerado o "pai da radiodifusão no Brasil". Médico, professor e antropólogo, Roquette-Pinto fundou, em 1923, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, primeira emissora brasileira, que mais tarde se tornaria a Rádio MEC. Sua visão inovadora transformou o rádio em um meio essencial para a disseminação de cultura e informação, revolucionando a comunicação no país.
A oficialização do Dia Nacional do Rádio ocorre em um ano especial, que marca os 140 anos de nascimento de Roquette-Pinto e os 70 anos de seu falecimento. Com a nova data no calendário oficial, o Brasil reafirma a importância do rádio como um meio fundamental para a história, cultura e cidadania.
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.