Dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), por meio da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística, revelam um cenário preocupante em Limoeiro. Em 2024, o município registrou 311 casos de violência doméstica e familiar contra mulheres. O mês de fevereiro destacou-se como o mais violento, com 38 registros, enquanto junho apresentou o menor índice, com 19 casos. Dezembro, por sua vez, encerrou o ano com 26 ocorrências.
Subnotificação e Estímulo à Denúncia
Especialistas alertam que os números podem ser ainda maiores, devido à subnotificação – casos que não chegam às autoridades policiais. Contudo, há um movimento crescente de encorajamento à denúncia, com vítimas sendo apoiadas e acolhidas para buscar ajuda em delegacias e outros órgãos de apoio. Esse fator tem contribuído para o aumento de registros no banco de dados da SDS.
A Estrutura de Atendimento em Limoeiro
Apesar da ausência de uma Delegacia da Mulher em Limoeiro – a mais próxima está localizada em Surubim – o município conta com a Delegacia Regional, que oferece uma estrutura ampliada, incluindo plantões noturnos e nos fins de semana. Também está presente a VI Companhia Independente da Polícia Militar, que reforça a segurança local.
Apoio Governamental e Patrulha Maria da Penha
Na esfera governamental, Limoeiro conta com a Diretoria Executiva da Mulher, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania. Recentemente, o município foi contemplado com a Patrulha Maria da Penha, que recebeu uma viatura exclusiva para suporte às vítimas. Sob a responsabilidade da Guarda Municipal, a viatura realiza rondas preventivas, especialmente nos lares das mulheres com medidas protetivas, em parceria com a Diretoria Executiva da Mulher.
Reflexão e Compromisso
Os dados revelam não apenas um desafio a ser enfrentado, mas também os esforços em curso para proteger as mulheres e combater a violência doméstica. Com estruturas mais robustas e a mobilização de diversas frentes, Limoeiro busca transformar esses números em histórias de acolhimento e superação.
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.