Em 2024, a Amazônia enfrentou o maior número de queimadas desde 2007, conforme dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Até o início de dezembro, foram registrados 137.538 focos de calor, que incluem tanto queimadas controladas quanto incêndios florestais. A última vez que os números foram tão alarmantes foi em 2007, quando o total alcançou 186.480 focos.
O impacto das queimadas não se restringiu à Amazônia. Desde o início do ano, os principais biomas do país sofreram com a propagação acelerada do fogo. Dados do Monitor do Fogo do MapBiomas indicaram que, até setembro, a área queimada aumentou 150% em relação à média do mesmo período de 2023. Apesar de uma redução de 50% na média mensal de queimadas no último trimestre, o acumulado até novembro revelou que o Brasil queimou o dobro da área registrada no ano anterior.
Crise Agravada pela Seca e Bloqueios Atmosféricos
A seca prolongada e os bloqueios atmosféricos agravaram ainda mais a situação. A região Norte foi a mais afetada, sofrendo com chuvas escassas e condições extremas que prolongaram a temporada de incêndios. No Pará, o cenário foi crítico: a qualidade do ar foi severamente comprometida, atingindo níveis 42,8 vezes acima da diretriz anual da Organização Mundial da Saúde (OMS) no início de dezembro.
Embora algumas áreas do país tenham registrado chuvas no final do ano, a gravidade da situação na Amazônia alerta para a necessidade de ações urgentes. Especialistas destacam a importância de políticas ambientais robustas e estratégias para combater os efeitos das mudanças climáticas, que têm intensificado eventos extremos em todo o Brasil. A crise das queimadas em 2024 reforça o alerta sobre o futuro dos biomas brasileiros e a importância de preservar a maior floresta tropical do mundo.
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.