Muita gente conhece o hábito de deixar o feijão de molho antes do cozimento para deixá-lo mais macio, mas poucos sabem que esse simples passo traz outros benefícios importantes para a saúde. Segundo a nutricionista Jordana Cunha, além de amaciar os grãos, o processo ajuda a remover o ácido fítico (ou fitato), um antinutriente natural presente em grãos e sementes. Essa substância pode interferir na absorção de minerais e proteínas essenciais, mas, ao deixar o feijão de molho, ela é neutralizada, preservando o valor nutricional dos alimentos. Jordana destaca que o ácido fítico pode impedir que nosso organismo absorva de forma eficiente nutrientes como cálcio, ferro, magnésio e zinco. “Ao neutralizar esse composto, facilitamos a absorção dos nutrientes e também melhoramos a digestão, diminuindo a formação de gases indesejados”, afirma a nutricionista.
Embora apenas a água seja suficiente para reduzir os fitatos, a adição de limão no processo potencializa o efeito. Segundo a nutricionista, o ácido presente no limão acelera a neutralização do fitato. Para obter os melhores resultados, o ideal é usar duas partes de água para cada parte de feijão, e adicionar cerca de uma colher de sopa de limão para cada medida de água. O tempo de molho deve ser de 7 a 12 horas, com troca da água pelo menos três vezes durante o período para eliminar a espuma branca que se forma — responsável pela produção de gases. Essa técnica não é exclusiva para o feijão: outros grãos como lentilhas, grão-de-bico, soja e milho também podem se beneficiar do processo de demolho com limão, resultando em alimentos mais fáceis de digerir e com maior valor nutritivo.
Além de tornar o feijão mais nutritivo e fácil de digerir, quem segue essa técnica garante que ele fica mais claro e cozinha em menos da metade do tempo. Após o tempo de molho, basta descartar a água, enxaguar os grãos e colocá-los para cozinhar. Simples, eficiente e nutritivo, o demolho com limão é um truque que pode transformar a maneira como você prepara seus grãos, tornando-os não só mais saudáveis, mas também mais rápidos de cozinhar!
Foto: reprodução/Instagram/grazielleperoni
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.