Header Ads Widget

Liga Acadêmica de Fitoterápicos da FIC Garanhuns lança produtos e serviços



Mudas de plantas medicinais e produtos à base de ervas fazem parte de projeto piloto de sustentabilidade e responsabilidade social da Faculdade Integrada Cete.

A Liga Acadêmica de Fitoterápicos (Lafito) da Faculdade Integrada Cete – FIC Garanhuns, em Pernambuco, acaba de lançar produtos desenvolvidos pelos alunos da Liga sob orientação e supervisão docente. Itens como sabonetes fitoterápicos e velas aromáticas repelentes vão ser ofertados à população durante ações em saúde promovidas pela instituição de ensino superior. Já o xarope vai passar por outros testes antes de compor o leque de produtos.

Uma das professoras líder da Liga, Caroline Xavier, explica que durante as ações também vai ser discutido e propagado o uso racional dos fitoterápicos em conjunto com o uso tradicional de medicamentos. "Os produtos foram lançados no Dia Nacional das Plantas Medicinais, no último mês de maio, com o objetivo de discutir acerca da importância do uso racional dos fitoterápicos e alternativas naturais nas diversas áreas da saúde".

Já a também professora líder da liga, Mayara Souza, acrescenta que, em paralelo, acontece o Projeto da Farmácia Viva da FIC, desenvolvido em parceria com a Fazenda da Esperança Santa Rita (centro para recuperação de toxicodependentes). "Através dele vão ser disponibilizadas mudas de plantas medicinais, que também vão ser ofertadas à comunidade em conjunto com os fitoterápicos". Alecrim, usado para problemas digestivos, calêndula, que tem ação cicatrizante e pode ser usada em algumas feridas, e a camomila, já conhecida por sua ação calmante, são algumas das mudas que serão disponibilizadas.

A iniciativa é ainda uma homenagem ao líder indígena Txhyfladja, da Aldeia indígena Fulni-ô, em Águas Belas, Pernambuco, que traz o conhecimento popular dos recursos naturais na saúde e representa as comunidades tradicionais locais. “Delas temos a oportunidade de aprender para além das paredes das instituições de ensino", destaca a professora Caroline Xavier. 

Devido à multidisciplinaridade da fitoterapia, participam da iniciativa docentes e estudantes dos cursos de Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia da FIC Garanhuns. Esse é um projeto piloto de sustentabilidade e responsabilidade social da FIC.  

A Faculdade Integrada CETE (FIC) oferece os cursos de graduação em Direito, Odontologia, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem e Psicologia. A unidade de Ensino Superior fica na BR-423, bairro São José, em Garanhuns, onde também funciona o FIC Técnico, que oferece os cursos Técnico de Enfermagem e Análises Clínicas. Mais informações podem ser obtidas pelo número (87) 99600-7779 (WhatsApp). É possível acompanhar as novidades da FIC através do site institucional www.ficgaranhuns.com.br e do perfil oficial no Instagram @ficgaranhuns.

Imagens: Divulgação/ FIC Garanhuns 

Postar um comentário

0 Comentários