O Grupo Mateus S.A. anunciou à Comissão de Valores Mobiliários a celebração de um acordo para assumir o controle das operações do Novo Atacado Comércio de Alimentos Ltda. ("Novo Atacarejo") nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Este acordo envolve a combinação total dos negócios do Novo Atacarejo com as operações de atacarejo, varejo e atacado de distribuição do Grupo Mateus nessas regiões. A nova sociedade resultante será controlada em 51% pelo Mateus e em 49% pelo Novo Atacarejo. O Novo Atacarejo, uma destacada rede de atacarejo regional, reportou uma receita bruta superior a R$ 4,5 bilhões em 2023. A empresa opera atualmente um moderno centro de distribuição, além de 27 lojas em Pernambuco e 2 na Paraíba. A união dos negócios com o Grupo Mateus visa fortalecer a presença e a estratégia de expansão do grupo na região Nordeste do Brasil.
Ambas as empresas, Mateus e Novo Atacarejo, compartilham modelos de negócios e direcionamentos estratégicos semelhantes, com acionistas renomados no setor de varejo alimentar brasileiro. A família Assis, fundadora da rede de supermercados Bretas em Minas Gerais e atual controladora do Novo Atacarejo, continuará envolvida na gestão diária dos negócios, trazendo sua vasta experiência e conhecimento ao novo empreendimento. A operação conjunta não só pretende ampliar a rede de lojas e centros de distribuição, mas também contribuir significativamente para a economia das regiões Norte e Nordeste. A expectativa é gerar um número crescente de empregos formais diretos e indiretos, além de oferecer aos clientes das bandeiras Mix Mateus, Mateus e Novo uma experiência de compra aprimorada. De acordo com os documentos divulgados, os estabelecimentos envolvidos na operação registraram um faturamento bruto combinado de aproximadamente R$ 6,8 bilhões no exercício social de 2023. Este movimento estratégico está alinhado com os objetivos de crescimento e consolidação do Grupo Mateus no mercado regional.
A avaliação dos ativos está sujeita a ajustes típicos em processos desta natureza e aos resultados dos processos de diligência realizados pelas partes envolvidas. Para assessorar financeiramente esta operação, o Grupo Mateus contratou o Banco Itaú BBA S.A. e o escritório Pinheiro Guimarães como assessor jurídico. O Novo Atacarejo, por sua vez, está sendo assessorado financeiramente pela Araújo Fontes e juridicamente pelo escritório Machado Meyer. Se concretizada, a operação representará um marco significativo na expansão do Grupo Mateus, consolidando sua presença no Nordeste e reforçando sua estratégia de crescimento no setor de varejo alimentar.
Foto: Divulgação
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.