Filho único e apaixonado por livros, Edu só quer ter paz para a leitura, mas não tem apoio dos pais que acreditam que seu hobby virou vício. Quando sofre um ataque racista na escola, não consegue pedir ajuda porque duas irmãs aparecem em sua casa, o perseguem e recebem toda a consideração dos pais. Edu precisa decifrar o mistério envolvendo as irmãs e aprender a se defender.
“Eu sempre incomodei, não sei se é porque adoro livros, se é porque gosto de ficar no meu canto ou porque sou negro”. Assim vive Edu, perdido em seus pensamentos e tendo que viver numa sociedade que ele não compreende.
Infelizmente, histórias como a de Edu acontecem na vida real. Conforme reportagem do portal G1 “mais de 3 mil denúncias de discriminação em escolas estaduais de São Paulo foram registradas somente em 2023.”* Recentemente, o caso da filha da atriz Samara Felippo chamou a atenção para uma violência que crianças e adolescentes vivem há muitos anos. E como fica o emocional destas crianças e adolescentes? Rasgaram o livro do Edu proporciona refletir sobre a subjetividade de adolescentes negros, a responsabilidade das escolas, das famílias e do poder público.
Em Rasgaram o livro do Edu, o protagonista não consegue contar com a família e com a escola. Ele precisa investigar, pois acredita que está sendo vítima de uma grande farsa. “Sei que a entrada da caverna é um caminho sem volta. Até se pode sair de lá, mas ao sair, nunca se é o mesmo e eu também não serei.”
Como diz o professor Rodrigo Monsores:
“Todas as convicções de Edu se abalam, ele percebe que terá de explorar os recessos sombrios de sua própria caverna para descobrir a verdade, em meio a uma sequência de eventos que ameaçam sua paz e até mesmo sua sanidade. Caminhe junto a Edu nas letras da escritora Rosa Scarlett, e descubra uma história envolvente e sensível, rica em metáforas e reflexões.”
Fonte:
Sobre a escritora
Rosa Scarlett é escritora, assistente social, mulher negra e moradora da Zona Oeste do RJ. Companheira, mãe de menino e de cachorro. Gosta de rir e de fazer amigos. Nascida no Rio de Janeiro, participou de antologias, escreve em redes sociais e no blog do site: rosascarlett.com. É autora dos livros Belo Despertar, Nas Tramas das Famílias, Momento de Poesia, Contos pra Libertar, co-autora do Planner Ciclos e Estação Alegria.
Ficha Técnica:
Título: Rasgaram o livro do Edu
Autora: Rosa Scarlett
Editora: Caravana
ISBN: 978-65-5061-9268
Páginas: 122
Onde Comprar:
Ou direto com a escritora através de mensagem para:
Lançamento do livro com Roda de Conversa
Local: Casa Bosque
Data: 09/06/2024
Horário: 15:30
Endereço: Estrada da Caroba n. 449 - Campo Grande - RJ
Roda de Conversa com os escritores Jose Fontenele, Joana Darc e Michele Lima.
Apoio:
Casa Bosque
Clube de Leitura ZO:
Literalmente Elas:
CECOZO:
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.