Números levantam alerta no Dia Mundial do Câncer para conscientização sobre doença que é a segunda maior causa de mortes no mundo, como destaca oncologista Débora Porto, diretora médica do NOA.
O Brasil deve registrar 704 mil casos de câncer por ano, até 2025, segundo Instituto Nacional de Câncer (Inca). Os dados levantam alerta no Dia Mundial do Câncer, neste domingo (04). A iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) tem o objetivo de aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e pessoas em geral à mobilização pelo controle do câncer.
O câncer é a segunda maior causa de mortes no mundo. No Brasil, o tipo com maior incidência é o de pele não melanoma (31,3%), seguido do de mama feminino (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).
A médica oncologista Débora Porto, diretora médica do NOA – Núcleo de Oncologia do Agreste, destaca que ao menos 30% dos tipos de câncer podem ser evitados com mudanças no estilo de vida. "Devemos sempre focar na prevenção e nas estratégias de diagnóstico precoce. Com isso, há mais chances de cura”.
O Inca indica algumas medidas de prevenção que podem evitar o surgimento do câncer. "É importante manter uma alimentação saudável e o peso corporal adequado, além da prática de atividades físicas. Evitar tabagismo e alcoolismo. Além disso, estar com as vacinas contra HPV e Hepatite B em dia. Essas são estratégias de prevenção”, relata a médica oncologista.
NOA – Com uma trajetória de 13 anos de atuação em Caruaru, o NOA conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos oncologistas, onco-hematologistas, mastologistas, cirurgiões oncológicos, cirurgiões torácicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogas, nutricionistas e odontólogas, além de um time de colaboradores que prezam pelo atendimento personalizado e humanizado a todos os pacientes e familiares desses. A clínica oferece consultas médicas, aplicação ambulatorial de quimioterápicos e medicamentos de suporte e acompanhamento médico durante internações hospitalares. Para o preparo e administração ambulatorial de quimioterápicos, o NOA conta com uma equipe de profissionais de farmácia e enfermagem, o que garante um alto nível técnico e segurança ao paciente. A equipe segue protocolos de tratamentos segundo diretrizes internacionais rígidas para possibilitar maior segurança ao paciente.
Foto: Divulgação/ NOA
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.