Header Ads Widget

Bloco Calu Mulher valoriza a tradição do Bloco Lírico de Limoeiro



No Carnaval do Limoeiro a cultura popular ganha destaque e protagonismo em todos os sentidos. O Bloco Calu Mulher, não precisa de palco nem de efeitos luminosos, ele se anuncia sozinho e arrasta uma multidão, mostrando toda beleza e imponência, desta agremiação formada unicamente por mulheres, que nutrem no interior de Pernambuco, o processo de resgate e perpetuação de uma manifestação popular tão importante, que são as das Calus (conhecida regionalmente como burrinhas).

Para o desfile de 2024, que acontece no próximo dia 08 de fevereiro (quinta-feira), abrindo a semana pré-carnavalesca de Limoeiro, os trabalhos tiveram início ainda nomes de outubro de 2023. Este ano, a Calu Mulher prestará homenagem ao lendário Bloco Lírico Flor do Limoeiro, que era formado exclusivamente por mulheres, foi fundado em Limoeiro no dia 08 de fevereiro de 2005, desfilava mostrando classe e glamour, com pessoas de todas as idades e tamanhos. Foi um bloco lírico de fama renomado e, sempre que pode, representou o município de Limoeiro nas festividades de Momo e apresentações artísticas e culturais pelo Estado de Pernambuco, e que desde o ano de 2015 o bloco encerrou seus trabalhos.

As burrinhas ornamentadas com fitas, passamanarias e adereços que destacam a cor verde, tomará conta das principais ruas de Limoeiro, exibindo toda sua exuberância a partir das 20h, num cortejo que sairá do Alto de São Sebastião com destino a Praça da Bandeira, passando Rua da Alegria. O bloco conta com um grupo médio de 100 brincantes, mostrando a estética e o olhar feminino pelas ruas de Limoeiro, ao som de muito frevo, com a Banda Luará puxando o Trio Pranchão. A apoteose será com o Grupo Big Music, no palco instalado na Praça da Bandeira. Toda programação é gratuita e aberta aos foliões. 

“Os 12 anos de trajetória da Agremiação Carnavalesca Calu Mulher, de Limoeiro, homenageia o Bloco Lírico Flor de Limoeiro, num ato de celebração e valorizando cultura popular, garantido a transmissão de saberes e fazeres populares, levando alegria par todas as idades.” Afirma Magda Barbosa, presidente da agremiação.

Por Luiz Pereira Neto

Postar um comentário

0 Comentários