Ela é integrante da edição do longa que estreou em agosto e conta: “É um documentário revelador. Pessoalmente, não fazia ideia de toda política que existe por trás do que comemos, até trabalhar nesse projeto”
O que está por trás dos produtos que comemos todos os dias? O longa-metragem documental “Contaminação: A Verdade Sobre O Que Comemos”, lançado em agosto na Netflix, revela justamente os bastidores de uma das indústrias mais poderosas (e perigosas) do mundo. No time de edição do documentário, uma brasileira que vem se destacando cada vez mais na cena internacional: A cineasta Fernanda Schein, que coleciona mais de 30 prêmios apenas no primeiro semestre de 2023.
“Foi muito gratificante fazer um trabalho que trás tantas informações importantes sobre os alimentos que a gente consome. Esse filme ensina sobre os problemas e dificuldades da indústria alimentícia através de histórias de pessoas reais de pessoas que tiveram sua saúde completamente debilitada em função do que comemos praticamente todos os dias”.
Pelas mãos dos editores
Diferente da ficção, um documentário pode ser um grande quebra-cabeças. “É um gênero que a história só aparece durante a montagem, não está tudo no roteiro. Você tem uma noção da história que quer contar, mas a narrativa em si aparece quando começamos a dissecar o arquivo para corroborar com o que as pessoas estão dizendo”.
Segundo Fernanda, é um processo bastante trabalhoso e que requer trabalho em equipe.“Como assistente de montagem, fui o braço direito do editor principal. Preciso garantir que ele tem todo o material que precisa, selecionar as melhores imagens e frases”, explica sobre a sua função.
Da confiança ao reconhecimento
Após trabalhar em outros grandes projetos como “Neymar: O Caos Perfeito”, também na Netflix, além de se destacar na cena independente, Schein conquista cada vez mais espaço na crescente lista de produções de streaming, integrando também o time da A24 Films.
"Enxergo o nosso portfólio ou currículo como uma forma de 'confiança emprestada'", ela compartilha. A oportunidade de colaborar com plataformas como a gigante do streaming é vista por Fernanda como um selo de aprovação que abre portas futuras. "A teoria é que ‘Se a maior rede de streaming confiou no trabalho de uma pessoa, por que eu não iria?’”
Saiba mais sobre Fernanda Schein
Do interior do Rio Grande do Sul para Los Angeles, a cineasta e editora Fernanda Schein já atuou em diversos projetos importantes do cinema e da publicidade. Fez mestrado na New York Film Academy e partir daí, fez parte da produção de projetos como o filme “Forbidden Wish”, melhor longa pelo Santa Monica Film Festival disponível no Prime Video e produções independentes, como “The Boy in The Mirror”, vencedor do prêmio de melhor curta-metragem no California Women's Film Festival.
Foi editora/montadora principal de projetos dirigidos por Rob Styles, como “A Social(Media) Construct” e “Sleeping Awake”. Parte do dream team da Campfire, importante produtora em Los Angeles, responsável por “Neymar: O Caos Perfeito”, em 2023, colecionou mais de 30 prêmios com o curta “Last Minute”.
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.