Ao planejar a decoração da casa, é comum optarmos por móveis com interruptores e tomadas embutidos, buscando praticidade e uma aparência limpa. No entanto, é fundamental garantir uma instalação correta para evitar riscos elétricos e assegurar a segurança dos moradores.
A instalação elétrica de interruptores e tomadas embutidos em móveis não deve ser feita de maneira improvisada, com gambiarras, deixando condutores expostos e sem o uso de terminais adequados. Essas práticas podem resultar em curtos-circuitos, choques elétricos e danos materiais.
“Para garantir uma instalação segura, é necessário seguir as recomendações da norma ABNT NBR 5410, que estabelece as diretrizes para instalações elétricas de baixa tensão, incluindo os critérios para uso desses dispositivos em móveis, tanto em residências quanto em estabelecimentos comerciais e escritórios”, explica o Diretor Executivo da fábrica de materiais elétricos da Tramontina, André de Lima.
Quatro ações são fundamentais para uma instalação segura de interruptores e tomadas embutidos em móveis, segundo o executivo da Tramontina:
1- Usar dispositivos que protegem: o circuito de tomada ou interruptor embutido em móveis deve contar com um dispositivo de proteção diferencial residual (DR), especialmente quando a conexão dos módulos é acessível. Além disso, é recomendado o uso de uma caixa de proteção para resguardar as conexões elétricas.
2- Fazer uma isolação adequada: a isolação desempenha um papel fundamental nesse tipo de instalação, protegendo o usuário contra choques elétricos. Para garantir uma boa isolação, é recomendado o uso de materiais de qualidade, como fita isolante e terminais de conexão. Esses materiais evitam o contato acidental com partes energizadas.
3- Ter atenção às áreas úmidas: caso ocorra um acidente, como molhar acidentalmente a tomada, é fundamental agir rapidamente para evitar riscos maiores. Nesses casos, a recomendação é desligar o disjuntor do circuito em que a tomada está conectada para interromper o fornecimento de energia e prevenir choques elétricos.
4- Contratar um eletricista: um profissional qualificado com conhecimento técnico das normas de segurança saberá orientar o consumidor sobre as necessidades existentes em sua casa, para que o ambiente seja livre de riscos elétricos.
Tramontina, o prazer de fazer bonito
|
Mais do que números, o que define a Tramontina é o esforço permanente em tornar a vida das pessoas cada vez melhor. A pequena ferraria fundada por Valentin e Elisa Tramontina em 1911, no sul do Brasil, deu origem a um grupo que hoje conta com 9 unidades fabris e mantém a vocação centenária de encantar com gestos simples.
O segredo para manter a essência está em acreditar nas pessoas. A Tramontina valoriza cada um dos mais de 10 mil funcionários para que entreguem ao mercado produtos funcionais e com estilo, que inspiram o dia a dia e estimulam experiências para gerar valor e satisfação a clientes, consumidores e comunidades.
Tudo isso é traduzido nos mais de 22 mil itens que carregam valores de uma marca única. Utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, construção civil, materiais elétricos, móveis de madeira ou de plástico, além da ampla linha de equipamentos dirigíveis são fabricados para o mercado nacional e exportados para mais de 120 países.
É no fazer bonito que a Tramontina e as pessoas se encontram. Atuando de forma global, a marca tem o suporte necessário para entregar soluções capazes de atender as necessidades de seu tempo, aliando produtividade e superação de metas ao desenvolvimento sustentável por meio do programa de gestão ambiental. Muito prazer, Tramontina!
Saiba por que a fábrica de materiais elétricos da Tramontina faz bonito
Fundada em 1976, na cidade de Carlos Barbosa (RS), a fábrica de materiais elétricos da Tramontina é reconhecida pela segurança, design e soluções técnicas em materiais para instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais. Nos últimos anos, a empresa vem aplicando sua expertise na ampliação de seu portfólio, com investimentos destinados ao desenvolvimento e lançamento de linhas de produtos, para aumentar a presença da marca em diversos segmentos, entre eles, produtos SmartLED Wi-Fi (2021), lâmpadas LED (2018), conduletes, disjuntores e quadros de distribuição, e nas divisões dedicadas aos setores de atmosferas explosivas e injeção de alumínio sob encomenda.
Seu moderno parque fabril ocupa uma área construída de 50 mil m², conta com 15 células de injeção de alumínio e 19 de injeção de plástico, e possui capacidade instalada para processar 4.500 toneladas/ano de alumínio e outras 4.400 toneladas/ano de plástico, estando apta a fabricar mais de 7 mil itens dentro dos mais altos padrões de qualidade e precisão, sempre com matérias-primas certificadas. Desempenho, segurança e estética estão alinhados em todos os produtos para que o consumidor possa fazer bonito ao utilizá-los.
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.