Educação e Integração. As duas palavras estão em destaque no vocabulário do Programa Arte Educação, coordenado pelo Centro de Criação Galpão das Artes, em Limoeiro. As atividades para o ano letivo foram retomadas neste sábado (4), com a recepção das 25 crianças atendidas pela entidade. Após a acolhida, o público-alvo assistiu ao clássico da literatura infanto-juvenil brasileira: Pluft, o fantasminha, de autoria da dramaturga Maria Clara Machados.
“O filme emocionou e trouxe para o debate na roda de diálogo questões relacionadas a amizade e o medo”, destacou o diretor do Galpão das Artes, Fábio André. Ele detalhou que, este ano, o programa completa 11 anos de prestação de serviço com novidades a serem implantadas. “Temos o propósito de modificar a realidade de crianças que apresentam problemas de aprendizagem, além de incentivar a leitura, a produção textual, a interpretação e a confecção de brinquedos populares”, reforça.
As crianças atendidas pelo Arte Educação são estudantes da rede municipal, oriundas de famílias de baixa renda e com idades entre 8 e 12 anos. O programa conta com o apoio da Prefeitura de Limoeiro, do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA Limoeiro), da empresa Duarte e Albuquerque (DUAL) e do Instituto Octaviano e Inácia Duarte (IOID). Também há ações e projetos pontuais que contam com a parceria do comércio local.
O foco também está relacionado ao direito de brincar, permitindo a criançada confeccionar o próprio brinquedo. "Aqui elas encontram o espaço que não possuem em suas comunidades. A vivência apresenta como metodologia oficinas de linguagens do teatro, desenho, pintura, cinema e confecção de brinquedos populares, como barangandão, peteca e rói-rói. Também orientamos sobre temas como sexualidade, violência e drogas", ressalta o diretor do espaço.
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.