Header Ads Widget

Fundação Japão em São Paulo estreia III Série Especial de Ensaios


O especial contará com quatro ensaios, todos eles disponíveis gratuitamente e abertos ao público no site da instituição. Para conferir, basta acessar https://fjsp.org.br/estudos-japoneses/artigos/


O portal da Fundação Japão em São Paulo apresenta, em seu site, a nova Série Especial de Ensaios, com conteúdo sobre cinema, TV e anime, totalmente gratuito e disponível ao público interessado em assuntos relacionados ao Japão. Depois da estreia de Nihon eiga: O Cinema Japonês e o Japão contemporâneo, de autoria do Doutor em Comunicação e Semiótica e pesquisador Marco Souza, estreia, agora, Os movimentos feministas no Japão e as escritoras mulheres em destaque, de autoria da professora e tradutora literária Eunice Suenaga, acerca dos movimentos feministas atuais do Japão.

O texto trata dos esforços das universidades públicas em aumentar o número de estudantes mulheres, principalmente nos cursos de exatas, e das escritoras femininas contemporâneas em destaque. Segundo a autora, apesar de o movimento #MeToo ter recebido pouca adesão das mulheres japonesas no início, atualmente vem ganhando força e um número cada vez maior de mulheres vêm denunciar as violências e os abusos sexuais sofridos. Ela destaca as mudanças nesse cenário nos últimos tempos em todas as áreas, inclusive nos principais prêmios literários do Japão.

“Na última edição desses dois prêmios, 167ª, anunciada em julho de 2022, destacaram-se escritoras femininas: todas as cinco indicadas ao Akutagawa foram mulheres, e quatro dos cinco indicados ao Naoki também. Junko Takase ganhou o Prêmio Akutagawa com o romance Oishii gohan ga taberaremasuyoni (Que tenhamos uma refeição deliciosa, em tradução livre), e Misumi Kubo conquistou o Naoki com o seu livro de contos Yo ni hoshi wo hanatsu (Lançando estrelas no ceú noturno, em tradução livre)”, lembra a autora.     


Ainda no texto, Eunice relembra os esforços das universidades públicas em aumentar o número de estudantes mulheres por meio de cotas, seja no corpo docente ou discente, destacando escritoras femininas contemporâneas, como Rieko Matsuura, Yoko Tawada, Mieko Kawakami, Yoko Ogawa e Sayaka Murata.


Mais sobre Eunice Suenaga


Formada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, no curso de Letras-Japonês e Português, é Mestre e Doutora pela Graduate School of Arts and Sciences da Universidade de Tóquio. Abordou, em sua tese de Doutorado defendida em 2011, a obra clássica da Literatura Japonesa, as Narrativas de Genji, considerada o primeiro romance do mundo. Traduziu obras como O incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de peregrinação e Homens sem mulheres, de Haruki Murakami. É professora assistente do Centro de Estudos Liberais da Universidade da Província de Aich

Postar um comentário

0 Comentários