Com o objetivo de desenvolver e despertar habilidades empreendedoras e conhecimentos essenciais para o mercado de trabalho e as diferentes oportunidades e possibilidades no empreendedorismo para jovens e lideranças da população cigana, estão abertas as inscrições para o curso “Introdução ao Mundo dos Negócios”. A formação é gratuita e acontece na próxima quinta-feira (15), das 13h às 18h.
A iniciativa integra o projeto “Juventude Cigana, empreendedores da sua própria jornada”, uma parceria do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), com execução da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) e da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), com a Junior Achievement Brasil para disponibilizar capacitação nas áreas de empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho para jovens ciganos com idade entre 15 e 29 anos.
“As políticas públicas trabalham pela evolução e pelo fortalecimento do protagonismo dos jovens. Essa oportunidade, inserida no contexto dos povos ciganos abrange não somente o jovem em si, mas toda a comunidade da qual ele faz parte. A valorização da cultura pelo empreendedorismo se torna uma das mais potentes formas de dar visibilidade para essa população”, pontuou o titular da SNPIR, Paulo Roberto.
O curso passa por várias etapas de um negócio: estudo dos custos, RH e administração de funcionários, produção e os conceitos de produtividade e sustentabilidade; estratégias de publicidade e propaganda; fechamento e estratégias de marketing e vendas.
O público-alvo do programa são jovens e lideranças ciganas do Brasil que possuem a vontade de aprender sobre empreendedorismo, desenvolver habilidades socioemocionais e, principalmente, o desejo de replicar os conteúdos para sua comunidade, seja para jovens ou para adultos.
A ação é resultado do Acordo de Cooperação nº 01/2022 assinado em setembro de 2022 e beneficiará jovens de povoações ciganas de todo o território nacional, de acordo com o interesse da comunidade e da disponibilidade da organização parceira.
Segundo a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) de 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 301 municípios localizados em 21 estados contavam com a presença de acampamento ou rancho cigano. As unidades federativas com maior concentração de acampamentos ciganos são Minas Gerais (70), Goiás (32) e Bahia (30).
Leia também:
Projeto inédito incentiva empreendedorismo entre jovens de comunidades ciganas
Para dúvidas e mais informações:
Foto: Banco de Imagens/Internet
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.