Parcerias com empresas viabilizam contratação de mão de obra, desde os primeiros períodos, segundo professor Guilherme Alexandre, Coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação - TI - da Faculdade Nova Roma
O profissional de TI - Tecnologia da Informação - é indispensável ao funcionamento do mundo atual. Celebrado nessa quarta-feira (19/10), pela importância que tem para a otimização e automatização dos processos, ele é aquele que cuida de todos os recursos tecnológicos, redes de computadores, engenharia de software e processamento de dados, sendo essencial para a tomada de decisões e estratégias de mercado de uma empresa. Com iniciativas, planejamento, gestão e processos automatizados, as organizações buscam, cada vez mais, implantar sistemas em rede e criar novos modos operacionais. E, o profissional de TI é aquele responsável pelo gerenciamento de informações e disponibilização dessas na rede de computadores da organização. Ele também pode atuar no setor de informática - hardwares e softwares.
A Tecnologia da Informação engloba áreas de mercado como Engenharia da Computação; Ciência da Computação; Processamento de Dados; Suporte técnico; Informática e Programação. Por isso, o setor de tecnologia é um dos que mais cresce no mundo. Para se ter uma ideia, vai haver a criação de 420 mil novas vagas na área, até o ano de 2024, de acordo com dados do Banco Mundial. "Por ser um mercado em constante movimento e inovação, uma vez que as oportunidades superam o número de profissionais disponíveis, a área permanece em alta e necessita de profissionais habilitados", destaca o professor Guilherme Alexandre, Coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação - TI - da Faculdade Nova Roma.
Com oportunidades promissoras no Brasil, o profissional de TI não está restrito a trabalhar apenas no país, mas em qualquer lugar no mundo, por meio remoto: Estados Unidos, Europa, países asiáticos e outros, independente de onde more. "Se souber falar inglês ou espanhol, a empregabilidade fica ilimitada. É por esse motivo que, ao longo da formação, a Nova Roma oferece curso de inglês, pois preparamos o nosso aluno para trabalhar em qualquer lugar do mundo, onde se esteja precisando de um profissional bem formado", comenta o professor Guilherme Alexandre.
No âmbito internacional, o cenário de empregabilidade girava em torno de 80%, em 2021, de acordo com pesquisa do Stack Overflow (plataforma de perguntas e respostas para programadores, estudantes e interessados em tecnologia e desenvolvimento); com 21% das empresas de pequeno a médio porte (20 a 99 funcionários); 65% dos empregados com pelo menos um curso universitário de bacharel; além de salários bases com variação de 115 a 165 mil dólares americanos, para seniores. Atualmente, uma vaga internacional remota de júnior pode variar entre 75 e 90 mil dólares americanos/ por ano.
A unidade de Caruaru da Faculdade Nova Roma conta com o curso superior (tecnólogo) em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS - com matriz certificada com selo Powered by CESAR School), com uma metodologia ativa de ensino (PBL), com foco em soluções, além de matrizes curriculares inovadoras e focadas na empregabilidade. "Com a formação na Nova Roma, o aluno adquire as competências técnicas e comportamentais exigidas pelo mercado, o que facilita o acesso às oportunidades. Além disso, através de parcerias com empresas da área, viabilizamos a contratação de mão de obra, no decorrer do curso, desde os primeiros períodos", enfatiza o professor Guilherme Alexandre.
O campus da Faculdade funciona no Caruaru Shopping, localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, n° 800, Bairro Indianópolis. Mais informações pelo (81) 9 9927-0003 (WhatsApp).
Foto: Divulgação/ FNR
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.