As famílias rurais do assentamento Ximenes, localizadas nas áreas do Engenho Roncador, que englobam os municípios de Barreiros e Tamandaré, foram visitadas pela equipe do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), e da Gestão Fundiária de Suape, nesta semana. A visita teve como objetivo o levantamento dos pleitos da população remanejada das terras onde hoje encontra-se instalado o Complexo de Suape, para uma área de mais de 1 mil hectares em 2012.
A reunião, que foi realizada na frente do Laboratório de Agroecologia do Assentamento Ximenes, contou com a presença das lideranças rurais, entre elas as Flores de Ximenes, mulheres da comunidade rural que lutam pela equidade de gênero no campo. O encontro foi marcado por debates sobre o desenvolvimento do assentamento, as demandas voltadas a melhoria de vida das famílias que pleitearam maior apoio do Iterpe e de Suape, bem como reforçaram a necessidade de apoio para a reforma do casarão que é sede do assentamento.
“Somente através de parcerias que o Iterpe poderá apoiar o desenvolvimento do assentamento Ximenes, considerando que as necessidades dos agricultores familiares exigem um compromisso entre as instituições públicas responsáveis pela terra, entre elas o Iterpe, Suape e os municípios de Barreiros e Tamandaré”, explicou Henrique Queiroz.
Participaram da reunião o presidente do Iterpe, Henrique Queiroz; o diretor de Gestão Fundiária de Suape, João Alberto Costa Faria; o presidente do assentamento Ximenes, Euclides de Lima; o gerente de assentamentos do Iterpe, Marco Dubeux; a técnica social do Iterpe, Rosane Pontes; o assessor de Articulação Institucional do Iterpe, Afonso de Souza; o coordenador da gestão fundiária de Suape, Oscar Barreto; a assistente técnica da Diretoria Fundiária de Suape, Marquiza Melo; e o representante da Adagro em Barreiros, Vicente Raposo.
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.