A questão é básica. Qual é a diferença entre 32 e 64 bits? E, é claro: Qual é melhor? Eu não culpo você por não saber. Cedo ou tarde todos se perguntam isso e hoje vamos resolver essa questão.
O que os bits significam? Quando falamos sobre a quantidade de bits de um processador, sistema operacional (Windows ou não) ou software, nós estamos falando sobre a arquitetura que eles trabalham. E não me refiro edifícios. O mercado tem duas arquiteturas predominantes: 32 e 64 bits. Podemos facilmente explicar que é o número teórico de endereços que o processador pode processar. A menor unidade de informação é o bit. Este processo adotar um 0 ou um 1. À medida que o número de bits é a quantidade que o processador pode responder de um única só vez. A explicação é complicada e muito técnica, mas espero que tenha entendido o básico.
Qual é a diferença entre 32 e 64 bits?: A diferença entre o 32 e 64 bits é que este pode realizar uma solicitação em uma só passada, enquanto o de 32 bits pode precisar de uma segunda passagem para concluir o cálculo de instruções. Ainda assim, não é sempre que um processador de 64 bits será duas vezes mais rápido do que 32 bits, uma vez que a velocidade não depende deste número. A velocidade é determinada pela “velocidade do processador”, que é usualmente medido em GHz. Por isso, também se pode pensar que os processadores 64 bits também são mais potentes do que 32 bits, e geralmente isso é verdade. Mas isso não é uma regra para todas as ocasiões, outros aspectos como a velocidade ou a cache também influenciam isso.
Se falamos de sistemas operacionais e programas é outra questão. Isso indica a arquitetura para qual foram concebidos ou desenvolvidos. Podemos encontrar sistemas operacionais de 32 e 64 bits, ou compatível com ambos. Isto, obviamente, vai depender desenvolvedor, que deve adaptar seu software para essa arquitetura. Os processadores de 64 bits e sistemas operacionais podem executar programas de 32 bits, mas eles não serão otimizados. No entanto, o inverso é mais complicado. É como se nós calçássemos um sapato com tamanho maior do que nosso pé. Nós podemos, mas não será confortável. No entanto, se tentar encaixar um sapato menor que seu pé, será quase impossível utilizá-lo. Para terminar: 32 bit só pode suportar uma memória RAM de 4GB, enquanto 64 bit pode suportar até 16 exabytes, algo que ainda vai demorar muitos anos para que seja alcançado.
Então, o que é melhor? Hoje, a maioria dos novos equipamentos vendidos usam uma arquitetura de processadores 64 bits. Isto é devido às peculiaridades e diferenças citadas acima, em especial a memória RAM limitada. Logo, se for escolher, vá de 64.
Matéria Vinculada no site Windows Club em: http://www.windowsclub.com.br/32-e-64-bits-o-que-e-quais-diferencas-e-qual-e-melhor/
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.