Header Ads Widget

Teatrólogo Fábio André, do Centro de Criação Galpão das Artes, de Limoeiro, recebe Prêmio Rodrigo Melo Franco



Teatrólogo Fábio André, do Centro de Criação Galpão das Artes, de Limoeiro, recebe na Biblioteca Nacional, em Brasília, dia 14 de outubro, o Prêmio Rodrigo Melo Franco, do SPHAN/Minc, pela pesquisa realizada referente ao brinquedo, intitulada Mané Gostoso – o vai e vem do lúdico. Essa pesquisa também virou um espetáculo para crianças que a companhia artística vem apresentando desde 2009, inicialmente como contação de história e depois como espetáculo teatral em festivais, teatros, ruas, praças e escolas. “Comecei a pesquisar o trabalho teatral para crianças percebendo logo que existia uma distância muito grande entre o tecnológico e o tradicional nas brincadeiras e jogos infantis e juvenis, espelhando-me no trabalho do artesão limoeirense Jorge Raimundo, que fazia o Mané Gostoso, personagem que influenciava crianças, jovens e adultos de toda a região. 

Depois li o livro da escritora Elita Ferreira, Mané Gostoso, da Bagaço, em que nos baseamos para realizar um espetáculo, daí surgindo o conteúdo para a minha pesquisa”, comenta Fábio André. A livre adaptação do texto do espetáculo foi de Charlon Cabral, que também o dirigiu, enquanto Fábio André ficava na produção. A estreia foi em março de 2009, como uma contação de história, depois virou espetáculo com exibição no Recife, Feira de Santana, Bahia, sertão pernambucano com promoção do Sesc, Triunfo, Serra Talhada, Caruaru, Buíque, Igarassu, entre outras cidades. A pesquisa teve um reconhecimento para o Prêmio Pontinho da Cultura, foi semifinalista do Itaú-Unicef, em 2011, e agora o maior reconhecimento pelo IPHAN – com a questão do Patrimônio material e cultural, pontua Fábio André. No momento, o espetáculo está circulando nos bairros de Limoeiro e na zona rural. No elenco Tarcísio Queiroz, Jademilson Gomes e Charlon Cabral e os músicos-atores João Pedro e Rodolfo Souza; ficha técnica – figurino e cenário de Sandra Fragoso e maquilagem de Jademilson Gomes. 

Vai participar do Prêmio Conselho do Direito da Criança e Adolescente de Pernambuco, ligado ao Conselho Estadual de Direito, Pontinho de Cultura e Ponto de Memória, do Instituto Brasileiro de Memória/Minc – IBRAM. O Galpão das Artes, comemorando 13 anos de existência desenvolve várias atividades culturais em Limoeiro e adjacências, atualmente. Tem dois espetáculos em evidência, A Inconveniência de Ter Coragem, de Ariano Suassuna, direção de Fábio André, e o infantil As Roupas do Rei, de Cláudia Vasconcelos, direção de Luiz Navarro, que participará, dia 17 de agosto do Festival Yapotan e, em Outubro, do Festival Nacional de Teatro de Rua, em Aracati, Ceará. No Tetro Cristiano Donato (150 lugares), em Limoeiro, mantém um curso de formação de atores ministrado por Charlon Cabral, que já ganhou o prêmio Agente Jovem de Cultura, do Minc. A Ação Cineclubista, projeto aprovado pelo Funcultura/Fundarpe, realiza exibição com debates de filmes na zona rural fotografia Sílvio Rodrigues

Postar um comentário

0 Comentários