Header Ads Widget

Projeto CINE GALPÃO Na Rua e Cultura Popular‏

No dia 22 de agosto, nesta quinta-feira o Centro de Criação Galpão das Artes lança e realiza a primeira edição do projeto Cine Galpão Na Rua e Cultura Popular no Pátio da Escola Professora Suzel Galiza, na Serra da Braúna, às 19:30 horas:

CINE GALPÃO NA RUA E CULTURA POPULAR NESTA QUINTA-FEIRA DIA 22 DE AGOSTO ÀS 19:30 HORAS NO PÁTIO DA ESCOLA PROFESSORA SUZEL GALIZA..... LÁ NO ALTO DE SÃO SEBASTIÃO.

VAI TER TAMBÉM MANO DE BAÉ E ANGÉLICA VIDAL.................................................

Clandestina felicidade, de Beto Normal e Marcelo Gomes

“Felicidade clandestina”, de Clarice Lispector, se trata um conto autobiográfico. Mesmo sem citar nomes, a autora confessa isso em uma de suas crônicas publicadas em jornais. Numa narrativa emocionante, a menininha descreve a importância que a leitura tem em sua vida. Ela era movida pelo puro desejo de novas narrativas. O conto recebeu uma belíssima adaptação, com direção de Beto Normal e Marcelo Gomes, que acrescenta outras informações sobre a vida de Lispector. Chama-se Clandestina felicidade. Assim sendo, redija uma resenha que estabeleça uma crítica ao filme Clandestina felicidade explorando seus recursos, inclusive a (in)fidelidade à obra e a justificativa para a escolha do título, colocando no parágrafo de fim sua apreciação pessoal.


Projeto CINE GALPÃO NA RUA E CULTURA POPULAR

A interação entre o filme e a cultura amplia ainda mais o alcance e as conseqüências sócio-culturais que foram percebidas. O Cinema é um meio de Comunicação Social, de diversão e um poderoso instrumento de cultura e formação de idéias ao alcance de todos.

O  município de Limoeiro, localizado no agreste setentrional de Pernambuco, distante 77 km da capital,com uma população aproximadamente de 65 mil habitantes, tendo em sua maioria um índice maior no perímetro urbano do que na zona rural sinaliza o ócio comum a qualquer cidade interiorana do nordeste. Valendo-se de que, com a chegada de qualquer atrativo diferente quando o assunto é entretenimento e lazer é sempre bem acolhido e com um público sempre surpreendente. Pois, o povo também gosta do que é bom. E não seria diferente com a linguagem do cinema. A tela grande no meio da rua passa ser um atrativo bem convidativo inicialmente. E se oportunizado com atrações artísticas antecipadamente difundidas, torna-se ainda mais freqüentado.

Os bairros e as ruas deste município carecem de fortalecimento nas vivências coletivas já pré-existentes que garantem uma excelente execução quando também sintonizadas com escolas existentes nestas localidades.

 As exibições serão de alcance popular onde da criança ao idoso se sentirão contemplados e melhor ainda com voz e vez para contextualizar os filmes com suas vidas, com seus sonhos e com suas possibilidades.

  A intervenção artística de caráter cineclubista com interação de linguagens no meio da rua otimiza e trata a auto estima das pessoas .

O Projeto “Cine Galpão Na Rua e Cultura Popular ” levará a Sétima Arte aos diferentes lugares e extratos sociais de variados níveis de instrução e de diversas idades com  exibição de filmes nacionais . Produzidos para o Cinema em espaço público, em princípio para pessoas de bairros onde a vulnerabilidade social e o risco predominam, onde não possuem cinema próximo as suas residências e nem condições financeiras para freqüentar as salas de exibições dos Shoppings Centers.

As exibições serão executadas em DVD’s, através de projetor de alta definição e com telão já de propriedade do Centro de Criação Galpão – Pontinho de Cultura e também Ponto de Memória.


O que é o Cine Galpão Na Rua E Cultura Popular ?

Circulação com dez exibições de audiovisuais em dez bairros do município de Limoeiro, agreste setentrional de Pernambuco, acompanhados também de dez apresentações artísticas na linguagem de cultura popular predominantemente da própria região do agreste pernambucano.

Intinerando em dez bairros do município de Limoeiro apresentando dez exibições acompanhadas de  apresentações artísticas de cunho popular promovendo o acesso gratuito a cultura enquanto direito constitucionalmente garantido.

O projeto acontecerá de 22 de agosto a 30 de setembro do ano em vigor.

Quais são estes dez localidades de Limoeiro que serão visitados com o projeto ?

·         Serra da Braúna

·         Coqueiros

·         Bairro da Congal

·         Bairro da COAHB NOVA

·         Bairro do Alto de São Sebastião

·         Centro da cidade – praça da Bandeira

·         Loteamento Santana

·         Rua  da Barriguda

·         Loteamento Morada Nova

Postar um comentário

0 Comentários