![]() |
Ator surubinense André na apresentação do espetáculo Neste Local |
Foi apresentada no Galpão das artes na noite desta quinta-feira a encenação Neste Local que traz a tona o espaço como tema central. Diversos ícones da historia humana foram “levantados” no centro do palco onde um círculo de pessoas totalmente fixado no ator o ouvia dizer e falar sobre dois corpos não caberem no mesmo corpo e quem veste quem; Se a roupa veste o homem ou se o homem veste a roupa. Uma das partes bem interessante é quando o ator faz menção a moda, gostos e estilos. A cor em toda sua essência foi mostrada e ao barulho de respiração e batidas de um coração pulsante o ator fez toda platéia relaxar e só ouvir a voz dele como em uma sessão de regressão. Espaço pessoal, afinal o que é isso? Qual seu primeiro espaço ocupado por você?
![]() |
Plateia atenta ao espetáculo |
Ao final da peça a palestrante Eliz Galvão, da cidade de Camaragibe, realizou uma palestra sobre uma pesquisa por ela idealizada. Pesquisa essa que trata sobre o teatro e leva o nome de: Pesquisa Cultural sobre a cadeia de teatro no estado. Ela foi lançada via internet e feita à mão via formulários por pessoas que se dispuseram a preenchê-la. A pesquisa foi dividida em várias etapas e uma deles foi o teatro como forma de sustentabilidade para quem vive de arte. Nesta pesquisa foi mostrada que os jovens do sexo masculinos com idades entre 18 a 25 anos são maiorias no mundo teatral aqui em Pernambuco. Foi também perguntado aos artistas presente no Galpão quantos deles já tinham DRT e quantos deles realmente sobreviviam do teatro sem a necessidade de obter outros meios de sobrevivência.
![]() |
Eliz Galvão em palestrando sobre sua pesquisa |
A pesquisa se deu por quatro macrorregiões de Pernambuco: a Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão. As pesquisas foram realizadas em 24 cidades pernambucanas que estão assim divididas:
Região Metropolitana: Camaragibe, Igarassu, Jaboatão, Olinda, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata.
Sertão: Arcoverde, Bodocó, Floresta, Serra Talhada, Tabira, Triunfo e Tuparetama.
Zona da Mata: Nazaré da Mata, Ribeirão, Palmares e Vitória de Santo Antão.
Agreste: Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Limoeiro, Orobó e Surubim.
Nesta mesma pesquisa foi mostrado os grupos de teatrais mais citados em cada cidade. Com referencia à Limoeiro, foram citados: Os grupos teatrais; Lionarte e Galpão das Artes, Os atores; Charlon Cabral, Fábio André, Jadenilson Gomes, João Guilherme, Ketuly Queiroz, Radamés Moura, Samuel Paz e Tarcísio Queiroz.
No gran finale foi debatido com relação ao apoio dos poderes públicos ao teatro, e depois de números levantados o que se pode ver é que em muitas cidades, infelizmente, ainda não existe um apoio por conta dos governantes. Tudo isso ainda mostra o descaso do governo para com a cultura. No final, foi servido uns biscoitinhos com refrigerantes para os participantes do evento.
Foi assim em um gostoso ping-pong que a palestrante Eliz perguntava e se deixava ser perguntada. Com uma noite muito proveitosa e cheia de informações todos voltarem á suas residências cheios de conteúdos e muita coisa para estudar e pesquisar sobre os temas levantados tanto na peça quanto na palestra.
Fotos e texto por Márcio Wanderley
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.