Fachada do Galpão das Artes |
Aconteceu na noite desta sexta-feira (16) a aula inaugural do Projeto Um olhar Lúdico sobre o quintal que é idealizado pelo artista e ator Charlon Cabral, junto com o Arte educador Fábio André e a Consultoria de Ação Cultural Galpão das Artes. O evento reuniu um seleto grupo de pessoas convidadas e alunos. Que se fez presente foi à vice-prefeita de Limoeiro, Virgínia Aquino, o Presidente da Câmara Municipal, José Nilton, o ator e pedagogo Chico Domingues, o cantor e sanfoneiro, Paulinho do acordeom, os blogueiros Valdenes Guilherme (Limoeiro News) e também Márcio Wanderley (Coisas da Vida), Erivaldo Carvalho do Jornal Viver Noticias, a artista Plástica Roseli Alves, a musicista Silvana Nery, entre outros que apreciam arte como poucos.
Apresentação de Dinho Melo (esquerda) e Angélica Vidal (direita) |
Tudo começou com a voz suave de Angélica Vidal, Dinho Melo e "dois violões" a tocar Magnificamente bem. Ela cantou e encantou os presentes e admiradores dos trabalhos e projetos idealizados pelas “feras” que compõem o Centro de criação com as mais belas canções da MPB. O tema central foi quintal teatral e toda sua forma de ser e fazer pessoas de bens. Vários jovens foram contemplados com o projeto para fazer e vivenciar o teatro e toda sua forma de cultura. As boas novas por lá foi a noticia que o nosso amado arte educador e professor Fábio André foi eleito Presidente de grupo da ARTEPE o que deixa todos os limoeirenses felizes.
Edna, Zé Nilton, Virgínia Aquino e Paulinho do Acordeom |
Quem ministrou o momento de reflexão foi Roberto Lúcio que agradeceu a atenção para com ele prestada pelos amigos do Galpão das Artes. Ele relatou que gosta muito do dinamismo e da recíproca do perguntar e do responder, onde formas de aprendizados são trocadas. Um jogo de palavras pairou pelo Galpão e o tema do projeto foi destrinchado sobre olhares atentos de pessoas que tentam entender a arte. Foi no silencio de uma plateia atenta que Roberto transmitiu todo o seu rico conteúdo com vasto poderio teatral. O quintal em toda sua essência foi mostrado de diversas formas e cada nova palavra o tema do Projeto ia se formando. Com a oficina teatral como foco da palestra os que fazem arte já tinha uma ideia do que estaria por vir nos dias que se seguirão. O que se vê na verdade é uma arte que a cada ano se renova em novos rostos e novas cores e é através destas oficinas que surgem os novos atores que lidam com arte o tempo todo. Por falar em tempo, ele também foi elevado ao Máximo onde o ator sabe dar o devido valor ao tempo que lhe foi concedido.
Apresentação de Roberto Lúcio |
Outro fato interessante foi o “bate e bola”, onde a plateia perguntava e cheio de descontração os artes educadores: Fábio André, Charlon Cabral e Jadenilson Gomes iam respondendo aos pouco os muitos elogios que ali surgiam e se multiplicavam. Quem deu inicio ao “bate rebate” foi Erivaldo Carvalho (repórter e fotografo) que trouxe a tona o quintal como tema central de boas lembranças, onde nos foi remetido uma época boa e gostosa. Nesse “pingue e pongue” quem respondeu foi Roberto Lúcio que tratou a vivencia do teatro um ato do se dar de coração a uma verdadeira dedicação. Jônatas instrutor de teatro da Obra Social Santa Isabel também fez sua colocação e relatou vivencia no meio artístico, onde a cada nova aula sua alma é renovada. Como arte também é cultura, os gregos, pais da arte foram citados e de uma forma bem interessante, onde a arte na Grécia era usada também como forma de cura e receitada por grandes médicos.
Equipe do projeto e convidados |
Até o nosso milenar cordel foi citado pela professora Graça que leciona na escola Jandira de Andrade Lima no curso de português. Ela a dez anos convivendo com educação relatou seu prazer em ter dirigido uma peça teatral onde os alunos se doaram na encenação da peça A chegada de Lampião ao inferno. Para finalizar o momento de reflexão, a também professora e vice-prefeita de Limoeiro, Virgínia Aquino, deu seu depoimento sobre o valor e o poder da arte em sua vida. O fechamento final foi com Roberto Lúcio e Fábio André que agradeceram o acolhimento de todos ao teatro. Ao som do parabéns para você dedicado a Fábio o público se despede com uma belíssima noite. Para abrilhantar ainda mais o evento ou distribuição de bombons e sorteio de brindes para os presentes. Quem queria ouvir boa musica ficou ainda um pouco mais para ver Angélica cantar e nos brindar com mais canções de sucesso.
Veja abaixo o vídeo da apresentação de Angélica Vidal e Dinho Melo
Fotos e texto por Márcio Wanderley
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.