Psicóloga Juliana Dutra, do Núcleo de Oncologia do Agreste, reforça o papel do acolhimento emocional e do cuidado psicológico no enfrentamento da doença.
Estar atento à saúde mental é uma necessidade contínua frente a uma sociedade acelerada e ávida por conquistar o maior número de objetivos em um menor espaço de tempo possível. Neste sentido, a campanha Janeiro Branco de 2026 lança um alerta para a reflexão acerca dos hábitos e relações, convidando a sociedade a desacelerar e ressignificar a rotina com práticas diárias que favoreçam o bem-estar emocional e psicológico.
Com o tema “Paz, Equilíbrio e Saúde Mental”, a campanha deste ano estimula novos começos, histórias, prioridades, ciclos e relações. Oficialmente reconhecida como política pública, por meio da Lei Federal nº 14.556/2023, o Janeiro Branco institui o primeiro mês do ano como oportuno para a promoção da saúde mental, no país. Este ano, utiliza o simbolismo do início de um novo ciclo para incentivar o cuidado com as emoções e a prevenção do adoecimento psíquico.
A psicóloga Juliana Dutra, do NOA (Núcleo de Oncologia do Agreste), em Caruaru, afirma que o tema é muito propício dentro do cenário no qual atua, diariamente. “O ser humano está em constante movimento e transformação e diante disso nós precisamos estar sempre atentos às necessidades de mudanças que estejam alinhadas às nossas expectativas”.
Ela explica também que “mudanças de hábitos são sempre bem-vindas e garantem um frescor para impulsionar os recomeços. O tratamento oncológico coloca o paciente diante do novo normal e esse precisa ser acolhido para ser auxiliado no processo de recuperação”.
A profissional relata ainda que, no NOA, o acompanhamento psicológico faz parte do tratamento multidisciplinar do paciente, pois a mente precisa estar o melhor possível dentro deste contexto. “Pessoas do círculo íntimo deste paciente também participam do processo, uma vez que uma rede de apoio positiva é fundamental durante o tratamento”, explica.
NOA – Com uma trajetória de 15 anos de atuação em Caruaru, Pernambuco, o Núcleo de Oncologia do Agreste conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos especialistas em oncologia, hematologia, mastologia, cirurgia oncológica, cirurgia torácica, endocrinologia, além de enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, dentistas e fisioterapeutas, além de um time de colaboradores que prezam pelo melhor cuidado a todos os pacientes e seus familiares. A clínica oferece consultas médicas, infusões de tratamentos antineoplásicos e de outros imunobiológicos, enfermeira navegadora para agilizar a realização de exames e de procedimentos, além de acompanhamento médico durante internações hospitalares e muito mais. Para o preparo e administração ambulatorial de quimioterápicos, o NOA conta com uma equipe de profissionais de farmácia e enfermagem, o que garante um alto nível técnico e a segurança necessária ao paciente. Todas as condutas adotadas pela equipe médica estão amparadas nas melhores evidências científicas e em diretrizes globais para manejo dos mais variados tipos de cânceres.
Imagem: Freepik






















0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.