Header Ads Widget

Dezembro para se desconectar ou festejar


As ilhas de Taiwan, Seychelles e República Dominicana mostram que não existe uma única forma de viver o Ano Novo.

Texto escrito por Natália Manczyk, jornalista de viagem – Porta de Embarque

]

Para alguns viajantes, dezembro é tempo de festa, fogos de artifício e contagem regressiva animada. Para outros, é a chance de desacelerar, se afastar das tradições mais agitadas e começar o novo ciclo envolvido em novas culturas e na força da natureza. Sejam festas urbanas, à beira-mar ou experiências mais contemplativas, as ilhas de Taiwan, Seychelles e República Dominicana mostram que, apesar de cercadas pelo mar, não existe uma única forma de viver o Ano Novo. As três ilhas têm diferentes estilos e tradições capazes de atender a perfis bem diferentes de turistas neste mês de celebrações. 


Taiwan


Passar as festas de dezembro em Taiwan é a chance de vivenciar as festas junto de outra cultura. No território de maioria budista e taoísta, o Natal é marcado por decorações pontuais nas ruas e nos shoppings, e um dos lugares mais enfeitados para se envolver no clima natalino é o Christmasland, em Nova Taipei. A região ganha instalações, luzes, shows e mercados junto de uma árvore de Natal icônica com uma iluminação especial.  


 Já o Ano Novo é comemorado duas vezes por ano: há o lunar e o solar, no dia 31 de dezembro, quando o point é o Taipei 101, o icônico edifício em Taipei que celebra com fogos de artifício e com contagem regressiva a chegada do novo ano. Para a virada de 2025, a novidade é uma contagem regressiva prolongada, com personagens como os de Toy Story projetados na torre todas as noites, de 27 a 31 de dezembro. E na noite do réveillon, um show pirotécnico de luzes e sons, projeções e 6 minutos de fogos de artifício estão previstos para comemorar 2026 em uma das primeiras grandes cidades do mundo a entrar no novo ciclo. 


Seychelles


Em Seychelles, é a capital do arquipélago, Victoria, que concentra as luzes de Natal e a mais concorrida missa. O dia 24 de dezembro é a data em que as famílias organizam a ceia marcada pelos pratos leves, como peixes frescos grelhados, curries crioulos e pratos com coco, banana e frutas tropicais. Enquanto isso, os hotéis e resorts organizam menus especiais para os dias 24 e 25 de dezembro. 


Já o Ano Novo é diferente em cada região do arquipélago: Mahé, a maior ilha, reúne as festas mais animadas, especialmente na área do Victoria Waterfront, onde todos se encontram para assistir aos fogos de artifício. Já a famosa praia de Beau Vallon se transforma em um dos principais pontos de encontro da virada, com festas, DJs, fogueiras, comida e clima descontraído. Para quem busca combinar festas com uma certa tranquilidade, Praslin é um lugar de clima mais sereno, com celebrações discretas em lugares como a praia de Anse Lazio, além de jantares especiais nos hotéis. Já a charmosa ilha de La Digue é refúgio para quem quer um ano novo longe das multidões, mas perto de uma praia linda, muito verde e energia boa. 


República Dominicana


No país animado, não teria como ser diferente: dezembro é mesmo dos meses mais festivos. Além do jantar e dos encontros no dia 24 de dezembro, a ilha tem a sua própria decoração de Natal: os charamicos. São árvores de Natal, renas e estrelas feitas à mão, em madeira, e expostas nas ruas. A tradição teria começado com artesãos que faziam pequenas árvores de Natal com palha, galhos e madeira flexível, pintadas de branco para parecerem neve.


No Ano Novo, as festas e celebrações variam conforme a região. Na área mais turística, Punta Cana, espere festas na praia organizadas pelos resorts all inclusive, com direito a música ao vivo e fogos de artifício. Ou ainda jantares de gastronomia local e internacional para aproveitar antes da virada. Para quem quer uma experiência mais privativa e exclusiva, o lugar é Cap Cana. E para festas, é só curtir a noite na Praia Bávaro.


Já Santo Domingo é o lugar para quem quer passar a virada entre o charme da cidade colonial. No Malecón, os moradores celebram com fogos de artifício e muita música e dança, como merengue e bachata. Em La Romana, conhecida pelos hotéis de alto padrão e pelas mansões, o ano novo é mais refinado e tranquilo. Turistas passam a virada em jantares exclusivos dos hotéis ou entre festas íntimas em vilas alugadas. Mais uma opção é um ano novo meio termo: na praia, mas sem tanto agito. É o réveillon de Puerto Plata, com festas dos resorts, música ao vivo nos bares da praia, jantares e fogos de artifício. 

Postar um comentário

0 Comentários