Header Ads Widget

Três trabalhos de iniciação científica da Unit-PE são selecionados para o Congresso Internacional da UFPE


Detecção do câncer Oral com Inteligência Artificial será um dos temas
Encontro acontecerá de 02 a 04, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas e vai reunir pesquisadores, alunos, gestores públicos e demais interessados nos temas

Três trabalhos de iniciação científica do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) foram selecionados para serem apresentados no I Congresso Internacional de Ciência Aberta, Inteligência Artificial e Sustentabilidade, durante o painel "Experiências que Transformam". De iniciativa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o evento acontecerá de 02 a 04 de dezembro de 2025, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e reunirá pesquisadores, gestores públicos, formuladores de políticas, professores, estudantes e profissionais de diversas áreas e interessados em ciência, tecnologia e desenvolvimento sustentável. 


Um dos trabalhos selecionados envolve a aplicação da tecnologia em favor da saúde, com o tema: Detecção do câncer Oral com Inteligência Artificial. A iniciativa é dos alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Adyla Souza Nascimento de Oliveira, João de Oliveira Carmo Neto, Lucas Honorato de Assis, sob a orientação do Mestre em Engenharia da Computação, pesquisador nas áreas de inteligência artificial e saúde e também professor da Unit-PE, Flávio Secco. 


Consumo de oxigênio medicinal

Outro projeto que também alia pesquisa e inovação é o OXITECH: Desenvolvimento de Aplicativo para Monitoramento e Controle do Consumo de Oxigênio Medicinal com Python. A orientação é do professor e doutorando em engenharia de produção, Alexsandro Roberto Clemente da Silva. Quem está à frente do estudo são os alunos do curso de Ciência da Computação: Manoel Leonardo Carneiro Sette Serrano, Otton Vinícius da Silva Nascimento, Rafael Santana Nogueira e Vitor Gabriel da Silva Moura.


Mulheres sáficas

A visão das mulheres saficas frente ao atendimento da equipe de Enfermagem é tema de um outro trabalho de iniciação científica, também selecionado para o congresso internacional da UFPE. A iniciativa é das alunas de Enfermagem Ana Júlia de Paula Correia ou Ruth Micaelly Souza Maia, com a orientação da professora, Alicely Araújo Correia, da Unit-PE.


Incentivo à produção científica

“Participar do Congresso SPES é fundamental porque nos coloca em contato direto com temas inovadores e nos conecta a instituições de referência. É uma chance de ampliar a visibilidade das nossas pesquisas, valorizar nossos talentos e incentivar a produção científica de nossos estudantes e professores”, adiantou o reitor do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE),  Diogo Galvão. Segundo ele, no encontro, serão compartilhadas experiências exitosas de cursos.


Para a coordenadora-geral do I SPES, Doutora Cristine Gusmão, o apoio da Unit-PE demonstra sintonia com a Agenda 2030 e com os objetivos de desenvolvimento sustentável. “É valorizar temáticas atuais e necessárias ao futuro do planeta”, resume. Ela acrescentou que a programação contará com experiências que transformam, diálogos entre estudantes e pesquisadores brasileiros e internacionais, além de apresentações culturais e atividades relacionadas aos cuidados do corpo e da mente. 


Sobre o Congresso

O I Congresso Internacional de Ciência Aberta, Inteligência Artificial e Sustentabilidade vai debater os caminhos possíveis entre a ciência aberta, a inteligência artificial e a sustentabilidade, diante dos desafios e oportunidades do nosso tempo. A intenção é compartilhar pesquisas, experiências, metodologias e práticas inovadoras que contribuam para a democratização do conhecimento, a aplicação ética da inteligência artificial e a promoção de soluções sustentáveis em diversos setores. Outras informações do Congresso no site: https://www.cienciareads.com/spes 

Postar um comentário

0 Comentários