Header Ads Widget

"Wicked: Parte 2" chega aos cinemas em novembro e reforça como musicais podem ajudar no aprendizado de inglês


Com canções que marcaram gerações, a produção retoma o universo de Oz e mostra como a música pode ser aliada no aprendizado de idiomas. Especialistas ressaltam que acompanhar letras, repetir trechos e treinar a pronúncia em casa são estratégias eficazes para ampliar o vocabulário e tornar o contato com o inglês mais natural, seja em um curso de inglês ou por conta própria.

Outubro, 2025 - A aguardada sequência “Wicked: Parte 2” (Universal Pictures) estreia nos cinemas brasileiros no dia 20 de novembro e promete emocionar os fãs ao expandir o universo de O Mágico de Oz e as histórias que envolvem a temida Bruxa Má do Oeste e a adorada Bruxa Boa. Mais do que entretenimento, os musicais como Wicked oferecem uma oportunidade para aprender inglês de maneira envolvente e eficaz.

Especialistas em educação destacam que assistir a filmes como musicais  contribuem para a memorização de expressões idiomáticas, ampliam o vocabulário e melhoram a pronúncia. “Isso acontece porque as músicas são repetitivas, carregadas de emoção e contexto, o que facilita a fixação das palavras. Clássicos como No Good Deed e As Long As You’re Mine, presentes na continuação da trama, além das canções inéditas, podem se tornar ferramentas práticas para treinar a escuta  e a pronúncia”, afirma Reginaldo Kaeneêne Santos, fundador de uma das maiores escolas de idiomas do país, a KNN Idiomas.

Para aproveitar ao máximo essa experiência, professores sugerem algumas estratégias. Assistir ao filme em inglês com legendas no mesmo idioma é uma das formas mais eficazes de conectar som e escrita. 

Outra dica é acompanhar a letra das músicas enquanto se ouve, pausar para repetir trechos e treinar a entonação. Como no cinema não há essa possibilidade, vale recorrer ao primeiro filme da franquia Wicked ou a outros musicais já disponíveis em streaming para praticar. Reproduzir esses exercícios em grupo, como em uma aula de inglês com foco em conversação, potencializa a prática e ajuda a ganhar confiança no idioma. 

“O universo mágico de Oz, além de encantar gerações com suas metáforas sobre coragem, amizade e escolhas, pode também ser um aliado no aprendizado. Trazer o inglês para situações de prazer e emoção, como acontece com os musicais, faz com que o idioma seja absorvido de forma natural. É uma maneira leve e poderosa de se aproximar da fluência”, reforça Reginaldo Knn.

Músicas do primeiro filme para treinar o inglês:

Defying Gravity – um dos números mais icônicos, ótimo para treinar entonação e compreensão auditiva em trechos mais rápidos.

Popular – divertida e com vocabulário simples, ideal para quem está em níveis iniciais de aprendizado.

For Good – canção mais lenta e emotiva, excelente para praticar pronúncia e entender o significado das palavras em contexto.

Sobre a KNN Idiomas

Fundada em 2012, a KNN Idiomas já atendeu mais de um milhão de alunos no Brasil e está presente em todos os estados brasileiros. É uma das 50 maiores franquias do Brasil, segundo ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e é referência no ensino de inglês no país, além de ofertar outros quatro idiomas: espanhol, francês, alemão e italiano. É conhecida por seu método próprio de ensino, desenvolvido especialmente para quem fala português.

Mais informações: www.knnidiomas.com.br

Postar um comentário

0 Comentários