Header Ads Widget

Programação especial para as crianças agita o Museu da Língua Portuguesa em outubro


SarauZim e parceria do Luz na Tela com a Mostra de Cinema de São Paulo são outros destaques do mês

Em outubro, o Museu da Língua Portuguesa será bastante especial para as crianças. Com cortejos musicais, oficinas e muitas brincadeiras, o Festival Dia das Crianças 2025 é a principal atração. As atividades para a criançada, porém, não param por aí, acontecendo ao longo de todo o mês. Localizado no histórico prédio da Estação da Luz, o Museu é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.  

Festival Dia das Crianças 2025 ocupará o Pátio A do Museu, o Parque Jardim da Luz e a Pinacoteca de São Paulo – no edifício Pina Contemporânea -, parceiros desta iniciativa, no dia 11 de outubro (sábado). Das 10h às 17h, crianças e suas famílias poderão participar de visitas mediadas pelas duas instituições culturais, cortejos musicais do Sambalhaço e da cia. Pia Fraus, brincadeiras e oficinas lúdicas. A programação, totalmente gratuita, pode ser consultada neste link

A edição de outubro do Sarau no Museu também será dedicada às crianças. Comandado pelo escritor e artista Rodrigo Ciríaco, o SarauZim coloca como protagonista a criançada, que poderá cantar, ler, recitar, brincar de trava-línguas, cirandar e dançar. Tudo de forma bem livre e divertida. A ação vai acontecer no dia 18 (sábado), das 14h às 15h, no Pátio B, com entrada gratuita. 

O Educativo do Museu manterá as atividades voltadas para as crianças em outubro por meio dos projetos Domingo no Museu e Estação Famílias. Ambos são atrações aos domingos, com espaços de livre brincar, leitura de livros e oficinas artísticas. Tabuleiros e jogos tradicionais de diferentes partes do mundo, oferecidos pela Caravana Lúdica, podem ser manuseados das 11h às 16h, na calçada do Pátio A. Já as ações com os livros acontecem das 13h às 14h30 no terceiro andar (no dia 26 de outubro, a Estação Famílias acontecerá na Ocupação Mauá). 

Três vezes cinema 
Neste mês, a 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo exibe três filmes de sua programação dentro do Luz na Tela, o projeto de cinema ao ar livre do Museu. As sessões, com início marcado para as 19h, serão nos dias 16 (quinta-feira), 17 (sexta-feira) e 18 de outubro (sábado), no Pátio B, com entrada gratuita e distribuição de pipoca e refrigerante. Os longas-metragens exibidos serão anunciados em breve. 

Português falado pelos povos indígenas 
BRASLIND: O português como língua indígena no Brasil é o título do terceiro encontro virtual do ciclo (Re)Viver Línguas, programado para 6 de outubro (segunda-feira), às 15h. Realizado pelo Centro de Referência do Museu, vai debater o português falado pelos povos originários no Brasil, marcado pela influência de estruturas e características linguísticas das línguas indígenas, resultando em um português indigenizado que reflete as particularidades culturais dessas comunidades. 

Estarão presentes na conversa Altaci Kokama, doutora em Linguística pela UnB (Universidade de Brasília), copresidente do GT Global para a Década Internacional das Línguas Indígenas (UNESCO-2022-2032) e Coordenadora de Promoção à Política Linguística do Ministério dos Povos Indígenas; Karina Kambeba, doutoranda em Estudos Linguísticos na UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), coordenadora do GT BRASLIND na Década Internacional das Línguas Indígenas e professora da Uninter; e Evandro Bonfim, mestre e doutor em Antropologia Social pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e pesquisador associado da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).  

Para participar, clique aqui. O encontro será realizado pelo Zoom (o link será enviado após a confirmação da inscrição).  

Fala das pessoas brasileiras que trabalham 
De que maneira os jargões próprios de cada atividade profissional podem revelar a diversidade da língua portuguesa falada no Brasil? Na performance sonora Vocações, atração do Plataforma Conexões em 25 de outubro (sábado), às 12h, a Gana Coletiva permitirá que o público tenha acesso a diferentes camadas das falas e das sonoridades das pessoas que trabalham em diferentes setores no país. A apresentação terá como palco o Saguão Central da Estação da Luz, um espaço onde milhares de trabalhadores passam diariamente. 

Plataforma Conexões é um projeto do Museu que, em 2025, selecionou trabalhos de artistas iniciantes com o tema Falares Brasileiros

Mais um dia grátis 
Em 3 de outubro (sexta-feira), a Petrobras, patrocinadora máster do Museu, vai oferecer entrada gratuita para todas as pessoas, o dia todo. Nesta data, a empresa celebra seu aniversário de 72 anos. Com isso, o público terá um dia a mais de entrada grátis para conhecer experiências da exposição principal do Museu como o Nós da Língua e o Palavras Cruzadas – aos sábados e domingos, todas as pessoas já não pagam nada. 

Mostra Atlânticos 
Continua em cartaz no Pátio B a mostra temporária Atlânticos. Com obras de artistas brasileiros (Jonathas de Andrade e Shirley Paes Leme), angolanos (Gegé M’bakudi e Wyssolela Moreira) e portugueses (Jorge das Neves e Inês Moura), o projeto aborda questões que aproximam esses três países banhados pelo oceano Atlântico como a língua portuguesa e o passado relacionado ao colonialismo. Os trabalhos apresentados são o resultado de uma residência de dez dias em 2024 dos seis artistas no Festival Arte Serrinha. A curadoria é de Fabio Dedulque, Carlos Antunes e Mehak Vieira.  

A mostra temporária Atlânticos, correalizada pelo Instituto Serrinha, conta com patrocínio máster da Petrobras e da Motiva; patrocínio da Vale; apoio do Instituto Ultra, do Itaú Unibanco, e da CAIXA; com parceria da Fazenda Serrinha, do Consulado Geral da França em São Paulo, do Consulado Geral de Portugal em São Paulo e do Instituto Camões, da Ano Zero Bienal de Coimbra, Jamek Contemporary Art e RVÍmola. O projeto conta com recursos da Lei Rouanet para a sua realização.  

Serviço
 
Festival Dia das Crianças 2025 
Dia 11 de outubro (sábado), das 10h às 17h 
No Museu da Língua Portuguesa, na Pina Contemporânea e no Parque Jardim da Luz 
Grátis 

SarauZim – Sarau no Museu 
Dia 18 de outubro (sábado), das 14h às 15h 
No Pátio B 
Grátis 

Domingo no Museu e Estação Férias 
Aos domingos, das 10h às 16h (Estação Férias, das 13h às 14h30) 
Pátio A e 3º andar do Museu 
Grátis 

Luz na Tela na Mostra de Cinema de São Paulo 
Dias 16 (quinta-feira), 17 (sexta-feira) e 18 de outubro (sábado), às 19h 
No Pátio B 
Grátis (com distribuição de pipoca e refrigerante) 

Polo de Discussões 2025 do Museu da Língua Portuguesa – Ciclo (Re)Viver Línguas  
3º encontro: BRASLIND: O português como língua indígena no Brasil  
Dia 6 de outubro (segunda-feira), das 15h às 17h  
Pelo Zoom (inscrição pelo Sympla – clique aqui)  
Grátis

Vocações – Plataforma Conexões 
Dia 25 de outubro (sábado), às 12h 
No Saguão Central da Estação da Luz 
Grátis 

Mostra temporária Atlânticos 
De terça a domingo, das 9h às 18h 
No Pátio B 
Grátis 

Museu da Língua Portuguesa  
Praça da Luz, s/nº, Luz, centro histórico de São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)  
R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia)  
Grátis para crianças até 7 anos  
Grátis aos sábados e aos domingos  
Grátis no dia 3 de outubro (aniversário da Petrobras)  
Acesso pelo Portão A  
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/90834/d/299723  

 

Sobre o Museu da Língua Portuguesa  
Localizado na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.  

O Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.  

Patrocínios e Parcerias  
A Temporada 2025 do Museu da Língua Portuguesa conta com patrocínio máster da Petrobras e da Motiva; patrocínio da Vale; apoio do Instituto Ultra, do Itaú Unibanco, e da CAIXA. Conta ainda com as empresas parceiras Instituto Votorantim, Unipar, Machado Meyer, Porto, Alcaçuz, e Verde Asset Management. Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. O Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura – Lei Rouanet.  

O projeto Domingo no Museu conta com recursos do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais da Prefeitura de São Paulo.   

Sobre a pinacoteca de São Paulo  
A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade e em diálogo com as culturas do mundo. Museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, vem realizando mostras de sua renomada coleção de arte brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais em seus três edifícios, a Pina Luz, a Pina Estação e a Pina Contemporânea. A Pinacoteca também elabora e apresenta projetos públicos multidisciplinares, além de abrigar um programa educativo abrangente e inclusivo. B3, a bolsa do Brasil, é Mantenedora da Pinacoteca de São Paulo.  

Postar um comentário

0 Comentários