No Dia Mundial da Música, celebrado hoje, 1º de outubro, o setor musical brasileiro tem motivos para comemorar. Segundo levantamento do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), o primeiro semestre de 2025 registrou crescimento tanto no número de apresentações ao vivo quanto na arrecadação de direitos autorais.
De janeiro a junho, foram realizados 9.769 shows no país que pagaram direitos autorais, um aumento de 5% em relação ao mesmo período de 2024. Esse movimento refletiu diretamente no segmento de shows e eventos, que arrecadou R$ 195 milhões no primeiro semestre deste ano, um crescimento de 16% em comparação com o período anterior.
O Ecad é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que atua como facilitador e elo que conecta compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos aos canais e espaços onde a música toca. Administrado por sete associações de música (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC), o Ecad é a única instituição no país que faz a arrecadação e distribuição de direitos autorais de execução pública musical. Está presente em todo o país, aliando gestão eficiente e tecnologia para unir as diferentes partes de uma complexa cadeia produtiva musical.
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.