Header Ads Widget

Câmara lança livro sobre as eleições de 1933 e o protagonismo feminino nas urnas



Será lançada na próxima segunda-feira (20/10), na Universidade de Brasília, a obra “As eleições para a Assembleia Nacional Constituinte em 1933”, de Teresa Cristina de Novaes Marques. O primeiro volume da coleção Memória das Eleições revisita um momento importante da história política brasileira: o primeiro pleito com voto secreto e participação feminina, que inaugurou uma nova fase da representação democrática no país. O lançamento acontece durante a abertura da Primeira Jornada de História Política, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da UnB.

Resultado de pesquisa feita em documentos preservados no Arquivo Histórico da Câmara dos Deputados, o livro analisa os bastidores das eleições de 1933, o papel da recém-criada Justiça Eleitoral e as inovações que definiram aquele momento de transição política. A publicação traz ainda a reprodução integral do Boletim Eleitoral de 1934, acompanhada de comentários historiográficos, perfis de candidatos e reflexões sobre o contexto político do período.

Ao publicar a obra, a Câmara reafirma seu compromisso de preservar e difundir a memória política nacional, valorizando seu acervo histórico e estimulando a reflexão sobre os processos que consolidaram a democracia brasileira.

O livro está à venda na Livraria da Câmara. Também é possível baixar gratuitamente a versão digital. 

Serviço:

Evento: Lançamento do livro “As eleições para a Assembleia Nacional Constituinte em 1933”
Data: 20 de outubro de 2025
Horário: 18h
Local: Auditório do PPGHIS – Universidade de Brasília (ICC Norte, subsolo, módulo 24)

Postar um comentário

0 Comentários