A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (16), em dois turnos, a chamada PEC da Blindagem, que altera regras sobre a prisão e o andamento de processos contra parlamentares. A proposta, defendida principalmente pelo Centrão, obteve 353 votos a 134 no primeiro turno e 344 a 133 no segundo. Nesta quarta-feira (17), os destaques foram analisados, e uma manobra articulada pelo Centrão resultou na reintrodução do voto secreto no texto final. Com isso, a decisão sobre a abertura de processos criminais contra deputados e senadores voltará a ser tomada sem a necessidade de exposição pública dos votos.
Na prática, a medida dificulta o andamento de ações contra parlamentares, já que amplia o controle político sobre a autorização prévia necessária para que processos possam seguir na Justiça. Críticos afirmam que a mudança representa um retrocesso na transparência e no combate à impunidade, enquanto aliados defendem que a medida preserva a independência do Legislativo. A proposta agora segue para análise do Senado Federal, onde precisará novamente ser aprovada em dois turnos para entrar em vigor.






















0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.