Header Ads Widget

Palestra abordará mudanças na família ao longo do tempo

 

Encontro gratuito e aberto ao público, nesta quinta (21), tratará influência dos contextos históricos, sociais e tecnológicos na sociedade. Será às 19h, na Unit-PE 

Como surgiu a família e o que mudou nela ao longo do tempo, desde as histórias bíblicas até a era digital atual da inteligência artificial, será tema de uma palestra gratuita e aberta ao público, nesta quinta-feira (21), no Recife. O encontro acontecerá às 19h, no auditório do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), na Imbiribeira, ao lado do Geraldão.  


O tema “História da Família — De Adão e Eva à Inteligência Artificial: A Revolução dos Afetos “será abordado pelo Mestre em História Social e Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Filipe Domingues, também professor, Doutorando em Ciências da Religião e Membro do Grupo de Estudos de diálogo inter-religioso da Itália. 


Transformações nas relações humanas

O palestrante e também membro do Instituto Dom Hélder Câmara vai tratar as principais transformações ocorridas nas relações humanas e como os contextos históricos, sociais e tecnológicos estão influenciando as famílias. “A família é a célula-mãe da sociedade. Se a família vai bem, a sociedade vai bem, porque o padre vem da família, o pastor vem da família, o professor, a professora, o médico, a médica, o engenheiro, a engenheira. Então, é um tema de suma importância, porque é a nossa origem, são as nossas referências”, explica Filipe.


Crianças e adolescentes mais expostos na internet

Também serão abordados na palestra os reflexos do mundo digital e a segurança de crianças e adolescentes, cada vez mais expostos na internet, enfrentando diversos riscos. Entre eles, pornografia infantil e adultização, que é a reprodução precoce de comportamentos adultos. São males que atingem esses públicos e têm preocupado não só pais, especialistas e educadores. Tem chamado também a atenção de parlamentares sobre o projeto de lei, que cria regras de proteção a essas pessoas e responsabiliza plataformas digitais. A proposta deve entrar na pauta da votação na Câmara dos Deputados.


A visibilidade do tema ganhou os holofotes, principalmente após o compartilhamento de um vídeo denúncia do influencer Felca, no Youtube, que já tem mais de 45 milhões de visualizações e mostra produtores de conteúdos que exploram crianças e adolescentes nas redes sociais e fazem monetização em plataformas. 


Vida conectada

Na palestra, Filipe vai fazer um percurso sobre Isso desde as raízes no mundo antigo, passando pelo direito romano, Idade Média, Revolução Industrial e século XX, até chegar aos desafios e transformações da vida conectada e digital. A iniciativa é da Unit-PE, Faculdade Tiradentes (Fits), em parceria com a Novabrasil FM.


Inscrições

Interessados na palestra podem se inscrever pelo site: https://www.unit.br/historia-da-familia.

Postar um comentário

0 Comentários